Semana passada saiu uma reportagem no InfoMoney sobre avaliações falsas de hotéis, restaurantes, etc.

O que me deixou muito preocupada, pois eu utilizo muitos os reviews e comentários na internet para me basear no hotel que vou escolher ou qualquer outra coisa.

Para você entender melhor o que está ocorrendo, vou te dar uma síntese da reportagem, o que tem ocorrido é que cada vez mais sites, blogs e empresas estão contratando “avaliadores” profissionais para fazerem reviews falsos dos seus estabelecimentos, seja hotel, restaurante ou uma casa para alugar.

Aí você esta pesquisando onde se hospedar ou jantar e dá de cara com avaliações maravilhosas do local do tipo: “Lugar mágico, passamos dias inacreditáveis” ou comentários como “Ufa, consegui. Aluguei no período que queria! E por uma ninharia”.  E você feliz da vida vai para o local e quando chega lá se depara com algo totalmente diferente (Que ódio! única palavra para expressar essa enganação rs).

Esse tipo de golpe já ocorre no mundo todo e está crescendo de vento e polpa aqui no Brasil, segundo a reportagem os dois sites referências em reviews no mundo ( e que por sinal eu utilizo muito)  Booking e TripAdvisor estão também já contaminados com essas avaliações falsas . Muitos consumidores por lá reclamam que reservam hotéis e pousadas baseados em reviews e, quando chegam ao destino, percebem imediatamente que foram enganados (WTF? -.-)

E como essa picaretagem ocorre?

Simples! A prática é mais comum do que você pensa, existem agências que se especializaram em vender essas falsas avaliações, são pessoas  normais que existem de verdade, contratadas para escrever de mentira, ou seja, pessoas ao redor do mundo são remuneradas para escrever maravilhas sobre um lugar que nunca estiveram, e mesmo assim, escrevem e descrevem maravilhas!

Agora você dever estar pensando: “Que [email protected]!” Exatamente o que eu pensei quando li!

Eu sempre digo que para ter uma viagem  bem planejada e livre de imprevistos o ideal é fazer um bom roteiro e nada melhor do que consultar reviews na internet para saber algumas informações mais precisas do que você vai encontrar por lá, agora com essa enganação é preciso ficar mais esperto!

E tem jeito?

Bom, aconselho você a ler todos os reviews com bastante atenção, comparar em vários sites, ver em blogs de referências para ter uma conclusão mais assertiva, óbvio que avaliações sempre vão divergir mesmo sendo verdadeiras, pois cada um tem uma percepção e nível de qualidade diferentes, o que e bom para mim pode não ser bom para você, porém tem coisas de senso comum né, do tipo: lugar sujo, perigoso, etc…

Então o que tem que valer mesmo será seu bom senso, um local muito barato e que avaliações dizem ser a oitava maravilha do mundo, vamos ficar espertos!

E vocês o que acharam dessa noticia? Alguma dica para não cair nessa “roubada’?

Conto com a sua participação!

Até a próxima dica!

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

4 thoughts on “Denúncia: Avaliações Falsas de Hotéis”

    1. Uanderson Beiral no Booking sim, mas no TripAdvisor não.

      Mas o booking tem sistema de reserva no qual o hóspede não precisa pagar, efetua o pagamento no estabelecimento, por isso tem como o hotel, no caso burlar isso contratando avaliações falsas.

      Na reportagem não especificava a forma que era feito, mas que existiam empresas especializadas nesse tipo de serviço.

      Acredito que seja verdade.

Deixe uma resposta

  • Outro lugarzinho super fotogênico para você arrasar nas fotos em Singapura 📸.
O Old Hill Street Police Station que é a sede do Ministério da Cultura, o prédio é super colorido e rende várias fotos 💁🏼‍♀️
  • ArtScience Museum fica no Marina Bay Sands, existem duas exibições no momento a Future World, que foi essa que eu visitei e a Disney Magic Animation.
.
É um ótimo lugar para visitar com crianças ou ir para tirar foto para o instagram 🤪
  • Estou apaixonada por essa cidade😍.
Olha esse spot para fotos em Singapura 💕.
Andando pela Peranakan você encontra essas casinhas coloridas, lindas para fotos 🤗.
  • Impactada com esse lugar😱.
Visite o Garden by the Bay de dia e a noite para ver o show das luzes.
.
De dia vá de manhã cedo, eu fui 8:00 e estava super tranquilo para as fotos.
9:00 abre os jardins pagos.
E o show das luzes começa 19:45 e termina 20:45, o show das luzes é diariamente.
Corre lá nos destaques para ver o show completo 🤗
  • Such an Amazing city!.
.
Estou amando que vocês estão curtindo Singapura 🤩.
Eu AMEI!.
Nós stories falei que meu roteiro dá para ser feito em dois dias inteiros, então 3 noites são suficientes, porém existem mais coisas para fazer e se quiser ficar e aproveitar com calma, vale acrescentar mais tempo!.
.
No Gardens by the Bay vale a pena ir no Cloud Forest (está nos destaques) e no Floral fantasy( esse aí da foto) ambos são pagos, custa $20 cada.
Vá bem cedinho para tirar fotos sem muvuca.
.
Quais as dúvidas vocês ainda tem?
  • Estou me sentindo em Pandora 💁🏼‍♀️ ⠀
Pronto!!!! Aí vai a foto 🙊 ⠀
Me amem depois dessa haha demorou para editar 😪

Singapura me encantou galera, QUE LUGAR! Faz jus à fama de um dos países mais ricos, me senti a própria nessa foto 🤣🤪 ⠀

Todos os detalhes da viagem estão lá no destaques do instagram.

E vocês, o que acharam dessa viagem?
  • Olha esse pôr do sol Braselll😱
Postando foto de Mônaco, mas sentadinha no avião pronta para embarcar em um vôo de 12hrs para Hong Kong ✈️ Vai começar minha temporada pela Ásia, já deixa aí as suas dúvidas pq essa viagem vai ser B-A-B-A-D-E-I-R-A
Vão ser dois meses viajando sozinha, primeira excursão do Projeto Viajando Sempre e 8 países.

É ansiosa que fala!?
  • Toda menininha nessa foto💁🏼‍♀️ Nice me inspirou, não esperava gostar tanto, confesso que só fui por causa de Mônaco, mas que lugar!
Água azulzinha, quase me convenceu a me jogar na água fria da Europa 🤣
E por um outro lado cantinhos como esse da foto, que parece ter saído de um filme.
Vai lá nos destaques e vê todos os lugares que eu visitei em Nice, meu preferido foi o Promenade, e o seu?

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE