Semana passada saiu uma reportagem no InfoMoney sobre avaliações falsas de hotéis, restaurantes, etc.
O que me deixou muito preocupada, pois eu utilizo muitos os reviews e comentários na internet para me basear no hotel que vou escolher ou qualquer outra coisa.
Para você entender melhor o que está ocorrendo, vou te dar uma síntese da reportagem, o que tem ocorrido é que cada vez mais sites, blogs e empresas estão contratando “avaliadores” profissionais para fazerem reviews falsos dos seus estabelecimentos, seja hotel, restaurante ou uma casa para alugar.
Aí você esta pesquisando onde se hospedar ou jantar e dá de cara com avaliações maravilhosas do local do tipo: “Lugar mágico, passamos dias inacreditáveis” ou comentários como “Ufa, consegui. Aluguei no período que queria! E por uma ninharia”. E você feliz da vida vai para o local e quando chega lá se depara com algo totalmente diferente (Que ódio! única palavra para expressar essa enganação rs).
Esse tipo de golpe já ocorre no mundo todo e está crescendo de vento e polpa aqui no Brasil, segundo a reportagem os dois sites referências em reviews no mundo ( e que por sinal eu utilizo muito) Booking e TripAdvisor estão também já contaminados com essas avaliações falsas . Muitos consumidores por lá reclamam que reservam hotéis e pousadas baseados em reviews e, quando chegam ao destino, percebem imediatamente que foram enganados (WTF? -.-)
E como essa picaretagem ocorre?
Simples! A prática é mais comum do que você pensa, existem agências que se especializaram em vender essas falsas avaliações, são pessoas normais que existem de verdade, contratadas para escrever de mentira, ou seja, pessoas ao redor do mundo são remuneradas para escrever maravilhas sobre um lugar que nunca estiveram, e mesmo assim, escrevem e descrevem maravilhas!
Agora você dever estar pensando: “Que [email protected]!” Exatamente o que eu pensei quando li!
Eu sempre digo que para ter uma viagem bem planejada e livre de imprevistos o ideal é fazer um bom roteiro e nada melhor do que consultar reviews na internet para saber algumas informações mais precisas do que você vai encontrar por lá, agora com essa enganação é preciso ficar mais esperto!
E tem jeito?
Bom, aconselho você a ler todos os reviews com bastante atenção, comparar em vários sites, ver em blogs de referências para ter uma conclusão mais assertiva, óbvio que avaliações sempre vão divergir mesmo sendo verdadeiras, pois cada um tem uma percepção e nível de qualidade diferentes, o que e bom para mim pode não ser bom para você, porém tem coisas de senso comum né, do tipo: lugar sujo, perigoso, etc…
Então o que tem que valer mesmo será seu bom senso, um local muito barato e que avaliações dizem ser a oitava maravilha do mundo, vamos ficar espertos!
E vocês o que acharam dessa noticia? Alguma dica para não cair nessa “roubada’?
Conto com a sua participação!
Até a próxima dica!
Mas quem comenta no Booking não teria que ter feito a reserva pelo site?
Uanderson Beiral no Booking sim, mas no TripAdvisor não.
Mas o booking tem sistema de reserva no qual o hóspede não precisa pagar, efetua o pagamento no estabelecimento, por isso tem como o hotel, no caso burlar isso contratando avaliações falsas.
Na reportagem não especificava a forma que era feito, mas que existiam empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Acredito que seja verdade.
achei no airbnb publicações com a mesma foto do mesmo lugar e com pessoas e valores diferentes mas não sei como faço pra denunciar pois uma das duas são falças!
Oi Grasi,
Então tem que ver se é na mesma época, pode ter sido o mesmo grupo de amigos e utilizaram a mesma foto, mas você pode enviar essa denúncia com os links ou print que você achou para o airbnb. Você pode entrar em contato com eles em: login, central de ajuda, contato.
https://www.airbnb.com.br/help/contact_us