Muitas pessoas me perguntam como comprar passagens aéreas mais baratas, mas antes de responder essa pergunta, eu tenho que te dizer como o preço da passagem aérea é calculado.

O preço da passagem aérea não é fixo, as companhias aéreas não levam em conta somente, os custos e a distância para precificar determinado trecho. A passagem aérea é precificada de acordo com a oferta e a procura, ou seja, destinos, dias e horários mais procurados são os mais caros. Simples assim! No mundo das passagens, chamamos isso de Yield Management.

Por isso, que alta temporada e feriados os preços são bem mais inflacionados!

Sendo assim, se você quiser economizar na passagem aérea, você deve pesquisar por aqueles dias e horários, onde existe menos pessoas querendo viajar. E os dias com menos procura, normalmente são terça, quarta e sábado.

Outra coisa que deve ser levado em conta na hora de comprar as passagens, é quando comprar. Com que antecedência? Muita antecedência? Pouca?

As companhias aéreas querem que você pense, que você tem que comprar com muita antecedência para garantir um bom preço, mas isso não é verdade!

A companhia aérea somente irá colocar uma passagem em promoção quando ela não tiver completado os lugares daquele voo, afinal porque ela colocaria em oferta, se os aviões estão com uma boa ocupação?

Por esse motivo, que comprar com muita antecedência não faz sentido, pois a companhia aérea fará a promoção quando estiver com muitos lugares sobrando em um determinado voo, afinal melhor vender um bilhete aéreo na promoção, do que decolar com ele vazio não é verdade?

Comprar muito em cima também não é uma boa ideia, em cima da hora o valor da passagem sobe muito, afinal se você está desesperado para comprar aquela passagem, significa que você precisa viajar e você pagará qualquer preço para isso!

Então, quando devo comprar minha passagem aérea?

Tabela Alta e Baixa Temporada

Conclusão

  • Se você quiser economizar com passagens aéreas, o mais importante é lembrar a forma como o preço das passagens é calculado: oferta e procura.
  • Meses, dias e horários mais procurados → mais caro
  • Meses, dias e horários menos procurados → mais barato
  • Lembre-se de pesquisar sempre datas próximas, para comparar e ver que dia daquela semana ou mês, a passagem é mais barata.
  • E nunca compre com mais de 3 meses de antecedência, a não ser que saia uma promoção imperdível (as vezes ocorre!).

Agora que você já sabe como funciona o preço das passagens aéreas, mãos a obra e bora planejar a próxima viagem!

Até a próxima dica! 😉

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre.Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar!Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

  • Um dia eu ainda vou contabilizar os castelos que eu conheço pelo mundo 🏰 A paixão (obsessão) pela história continua 🤗
E você? Quantos castelos já visitou?
📲@mysimtravel
  • E esse telhado!?😍
Mais um foto da Matthias Church
Budapest, Hungria 📲@mysimtravel
  • Uma visitinha pelo Castelo de Buda
Budapeste, Hungria.
📲@mysimtravel
  • Olha o detalhe desse telhado 😍
📲@mysimtravel
  • Passeio de barco a noite por Budapeste vale a pena?
Depende...
Eu gostei, a visão a noite é linda💛para mim valeu a pena.
Mas pela questão do guia e das histórias contadas, eu já tinha ouvido isso nos lugares que eu visitei 🤷‍♀️
📲@mysimtravel
  • Para mim Buda é o lado mais bonito de Budapeste, é o lado história, por isso eu gostei mais.
Começamos o dia na Matthias Church, uma igreja maravilhosa😍
📲@mysimtravel
  • Eu sou apaixonada 😍 por castelos, obviamente não podia deixar de conhecer o de Bratislava ❤️
📲@mysimtravel
  • Michael's gate é o único portão das fortificações medievais da cidade que foi preservado. É um dos prédios mais antigos e fica bem no centro de Bratislava e uma curta caminhada e você já está lá #projetoviajandosempre 📲@mysimtravel

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE