No post de hoje vou te mostrar como montar um roteiro de viagem de forma rápida e eficiente.

Eu amo fazer roteiros, na hora que estou pesquisando sobre o lugar é a hora que me dá mais vontade de conhecer o destino. Para quem pensa que roteiro deixa a viagem “amarrada” não sabe o que esta perdendo, não tem nada melhor que um roteiro feito por você mesmo, com aquilo que é a sua cara e que você ama fazer.

O roteiro ainda evita que você caia em furadas, por exemplo: “Você sabia que tem dias que a Torre de Belém não abre?” “Ou que tem atrações na Europa que a última entrada é 30 min antes do encerramento?” “Que tem um show lindo de encerramento na Disney?” ” Que tem um dia no mês que a entrada de alguns castelos e museus é grátis?”

Pelos exemplos já deu para entender né 😉 Pesquisar o destino antes e montar o seu roteiro irá te ajudar a evitar cair em furadas e otimizar o seu tempo.

Para quem ainda assim torce o nariz e diz que o roteiro deixa a viagem “amarrada”, vai aí uma grande dica: Você não precisa lotar os seus dias de coisas para fazer e nada impede de você mudar os planos e fazer outra coisa que tenha vontade, mas vai por mim, dica de viajante profissional, planejar VAI te fazer ECONOMIZAR.

Pronto! Resolvido a questão de que o roteiro é importante, vamos as dicas práticas de como montar o seu roteiro de viagem de forma mais eficiente:

  • Fase 1: Defina o seu perfil de viajante: se curte aventura, se gosta de romance, cultura, gourmet, etc. Pode ser mais de um, sem problemas! O importante aqui é definir o que você gosta de fazer, para assim otimizar a sua busca e fazer somente o que você gosta.

Ex: Você curte aventura e esta indo para Cancun, então pode buscar: “Esportes radicais para fazer em Cancun” no Google. Isso vai te poupar tempo e a sua viagem será muito mais proveitosa, fará somente o que você realmente gosta.

  • Fase 2: Hora de pesquisar no Google, Instagram,  em blogs, aqui no Projeto Viajando Sempre 😉 Em qualquer lugar que você achar conveniente, lembre-se pesquise de acordo com o seu gosto, não adianta colocar a Torre Eiffel se você não curte isso. Anote todas as informações importantes, endereço, horário e dia de funcionamento, valor, essas informações atualizadas você consegue no próprio site da atração.

Pulo do gato: Olha no instagram pela geolocalização e pelas hashtags as fotos do local que você quer visitar, vai te dar uma perspectiva se gosta ou não do lugar e de quebra ainda te dá inspirações para as suas fotos 😉

  • Fase 3: Agora é a hora de montar o seu roteiro, você pode reunir as informações que você coletou em um bloco de notas, em uma tabela, no word, em um caderno, em qualquer lugar, vai da sua preferência, eu vou compartilhar com você como eu faço o meu.

Existe uma opção no aplicativo do Google Maps chamada Seus Lugares (mapas) e é ele que eu uso durante as minhas viagens,  lá que após pesquisar o meu roteiro, eu marco no mapa todos os lugares que eu quero ir.

Google Maps
Google Maps
Google Maps
Google Maps
Google Maps
Google Maps

No mapa você consegue marcar todos os lugares que você vai visitar, ele te dá as rotas a seguir, quanto tempo leva até o destino, as opções de transporte, etc. É ótimo também para você conseguir visualizar qual atração fica perto da outra, assim você consegue otimizar melhor o seu tempo.

Para criar o seu mapa é bem simples:

– Você acessa o site My Maps (clique aqui)

– Você precisará logar em uma conta do Google é nela que ficará armazenado todos os seus mapas, ela deve ser a mesma que você loga no aplicativo do Google Maps.

– Depois basta clicar em “Criar um novo mapa

My Maps
My Maps

– Agora basta ir preenchendo no mapa os lugares que você deseja visitar, coloca um título no seu mapa, uma descrição, etc.

My Maps
My Maps

– Você pode personalizar o seu mapa, colocar símbolos e cores diferentes. Eu costumo colocar símbolos diferentes para pontos turísticos, restaurantes e lojas, assim fica mais fácil de localizar no mapa. Coloco também cores diferentes, por exemplo: Eu quero muito visitar um local, então eu coloco uma cor mais forte, para identificar que aquele local eu não posso deixar de visitar. Aqui vai da sua imaginação e organização.

My Maps
My Maps

– Você ainda pode colocar informações sobre o destino que vai visitar, dessa forma consegue reunir tudo em apenas um aplicativo.

Google Maps
Google Maps

– Pronto! Agora é só abrir o Google Maps e utilizar o seu mapa!

Google Maps
Google Maps

Você em pouco tempo vai conseguir fazer um roteiro de viagem simples, rápido e eficiente!

E aí, gostou da dica? Ficou com alguma dúvida?

Utiliza algum outro aplicativo? Compartilha aqui nos comentários!

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

14 thoughts on “Como Montar um Roteiro de Viagem”

  1. Que legal Simone…sempre usei o evernote pq tem a opção de add fotos. E como viajo muitas vezes com familiares eles querem saber como é o local antes de chegar lá. Sabe me dizer se existe essa opção no My Maps?

Deixe uma resposta

  • Saudades de se hospedar em  um hotel bom, né minha filha?

Em Sarajevo me hospedei no maravilhoso @pino_naturehotel 
Queria ficar a quarentena lá 😝

Como sei que vocês vão perguntar do look, esse aí foi bem baratinho, tudo liquidação: blusa oversized da @hm 8 ou 10 euros e bota da @bershkacollection era a última e comprei por 15 euros (aliás ela manchou depois dessa foto😩 olho gordo 🤪) E a cara de nojo e para combinar com o hotel maravilhoso @pino_naturehotel
  • Saudades de viajar né, minha filha?😝 O que fazer na Bósnia?

Íamos fazer uma road trip, alugar um carro e visitar as seguintes cidades: - Saravejo - Mostrar
- Pociteli
- Devish House

Infelizmente não deu para visitar por causa do Coronavirus, mas pretendo voltar 💪🏻 💶 A moeda é marco conversível bósnio (2 bam é igual a 1 euro) 🛏️ Me hospedei no @pino_naturehotel 🍸 dois bares que recomendo em Sarajevo: City Longe e Tesla

Já salva essas foto para pegar as dicas!

Tem lá nos destaques, detalhes da nossa viagem 😘
  • A minha EuroTrip que acabou por causa do Coronavírus 😩
Nesse vídeo eu conto resumidamente o que aconteceu.
Eu e @cca_braga estávamos planejando ir para Holanda, Bósnia, Montenegro e Eslovênia.
Infelizmente só deu para fazer Holanda e Bósnia, aliás em Bósnia ficamos presas e rolou até deportação na Alemanha 😬
  • Nesse vídeo de Em Casa com a Si eu vou ensinar Português a um Gringo
Vem ver!
  • A moda agora são poses acrobáticas 🤣

Quem vê até pensa, mal sabe que na aula de ginastica artística me mandaram desistir de tão travada que era 🤣

Esse truque aí é mole, coloca o celular no disparo automático ou live, jogar uma perna para o alto e pronto 💁🏼‍♀️ É só escolher a melhor foto. 
Vão pensar que vc é a ginasta acrobata, mas é só truque msm💅🏻
  • Toda vez que eu via uma bicicleta em Amsterdam, eu fazia o que? 📸😂 Amo Amsterdam, já fui tantas vezes e sempre quero voltar, o que mais gosto de fazer é andar e tirar fotos em cada esquina 🤣

tem dicas do que fazer em Amsterdam aqui nos destaques. 
P.S. Olhar para cima e rir, sempre  garante uma boa foto 🤗 
Dica para quem não sabe que pose fazer
  • COMO EU TIREI ESSA FOTO?💁🏼‍♀️ É foto ou é vídeo? 😝

Tenho tentado melhorar nas poses das fotos e fazer algo diferente.

Eu amei essa daí!

Aliás, eu estava cheia de idéias para a última eurotrip 😫

Querem diquinhas de fotos? 🔴Truque: Essa foto aí é um boomerang, você fica paradinho, imóvel e deixa só o movimento de trás de você ser capturado, fica ótimo para tirar em um metrô ou trem, curtiram?? Quem fizer me marca💁🏼‍♀️
  • Hora de se reinventar 🤸🏼
De pensar no que é realmente importante nas nossas vidas e aqueles que realmente podemos contar.

Quantos de vocês já se surpreenderam ou se decepcionaram com algumas pessoas que conheciam nessa quarentena?
Períodos assim, trazem a tona o melhor ou o pior da gente, então vamos tentar mostrar mais o nosso lado bom, a nossa compaixão e generosidade.
Esquecer um pouco a loucura e as preocupações, afinal infelizmente estamos em uma situação que foge o nosso controle, então pq não rir um pouco, conversar com um amigo, namorar, ler um livro ou estudar 🤷🏼‍♀️
Vamos usar esse tempo para tirar algo de bom e quando acabar estarmos mais fortes 💪🏻 Deixando um pouco as divagações de lado, eu sei que voltarei a viajar, mas enquanto isso não acontece... O que você gostaria de ver por aqui?

Como eu posso te ajudar a se distrair um pouco?Continuarei postando dicas de viagem e economia como sempre 💪🏻 Mas posso acrescentar outros assuntos caso interesse🤷🏼‍♀️ Fotografia, looks, alimentação?
Posso falar sobre empreendedorismo também.

Então deixa aí nos comentários o que você gostaria de ver por aqui 😘

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE