Agora que eu já terminei todos os posts dos pontos turísticos que eu visitei, resolvi fazer um post com informações úteis sobre o Egito .

Antes de planejar uma viagem temos que ficar atentos sobre algumas coisas, como por exemplo, as vacinas, então nesse post eu vou dar todas as dicas sobre o Egito, como se vestir, câmbio, segurança, etc.

Bora lá!

Vacinas

Quem quer ou pretende viajar para o Egito precisa ficar atento a essa questão. O Governo do Egito exige a vacina contra a febre amarela, você precisa ter o certificado internacional de vacinação, sem ele não entra viu!

Você tem que tomar a vacina até no máximo 10 dias antes do inicio da viagem. Para conseguir tomar a vacina é super fácil, você se dirige para um posto de vacinação municipal ou estadual mais próximo da sua cidade, leva sua identidade e pronto! Rápido, grátis e sem hora marcada.

Existem postos que já emitem o certificado de vacinação internacional, esse era o caso do meu, bem mais prático, você faz tudo no mesmo lugar. Se não for o caso do seu, você terá que guardar o certificado de vacinação contra febre amarela, vai precisar dele para a emissão do certificado internacional junto à Anvisa. Para tirar o seu, compareça a um dos centros de atendimento (veja a lista aqui). Leve o certificado de vacinação que recebeu no posto de saúde e sua carteira de identidade, o certificado fica pronto na hora.

A partir daí é só correr para o abraço! Só não esquece de levar o certificado quando for viajar né rs

Existem outras vacinas que são recomendadas, mas não são obrigatórias, eu não tomei! Mas caso você queira, aí estão elas:

  • Vacinas obrigatórias: Febre Amarela (10 dias antes)
  • Vacinas recomendadas: Hepatite A (2 semanas antes), Tétano, Poliomelite, Febre tifoide (10 dias antes)

Visto

Para entrar no Egito é necessário visto. Assim que você desembarcar, você vai dar de cara com um guichê, lá você vai comprar o selo do visto, ele custa US 25,00 (2015) e com ele você pode permanecer até 30 dias. Cola no passaporte esse selo e pronto, basta se dirigir para a imigração. Não precisa se preocupar com essa questão do visto aqui no Brasil, é super prático e rápido e você não terá problemas quanto a isso.

 

Moeda e Câmbio

A moeda do Egito é a Libra Egípcia. Quanto ao câmbio eu levei dólares e troquei no banco no aeroporto mesmo. No Egito todos os bancos tem a mesma cotação.

Uma outra alternativa é usar caixas automáticos para sacar dinheiro, mas tem que ter atenção, pois várias estão quebradas. A  maioria dos lojistas aceita praticamente todo o tipo de dinheiro (dólar, euro, até real rs) porém o câmbio não é muito confiável!

Aconselho fortemente não trocar dinheiro em qualquer lugar e sempre conferir o dinheiro que receber, até nos bancos, notas dos centavos (piastras) são parecidas com as de libra.

Voltagem

É muito importante levar em consideração antes de viajar, o tipo de voltagem de cada cidade ou país e o plug de tomada para não passar por nenhum aperto e nem estragar nenhum eletrônico.

No Egito a voltagem em rede elétrica é de 220v. E o plug de tomada no Egito é do tipo C, segue a imagem:

Plug de tomada tipo C
Plug de tomada tipo C

Saúde

Eu li muitos relatos na internet sobre “piriri” no Egito (leia-se infecção intestinal kkk). E outra coisa mais grave, a hepatite A, acontece que 95% da população egípcia tem ou já teve hepatite A, que é transmitida via fecal-oral por alimentos, água ou mãos contaminadas. E a galera lá come com a mão, prepara tudo com a mão, então para ter uma viagem sem nenhum problema é preciso tomar alguns cuidados. Só tomar água mineral, ter certeza antes de tomar, se ela está lacrada, só comer salada em restaurantes que você pode ter certeza que tem uma higiene adequada,  não comer em qualquer lugar e é claro, sempre é bom lavar as mãos antes de comer né meu povo! Eu graças a Deus não tive problema nenhum, foi tudo tranquilo para mim, comi bem, sem nojinho.  Seguindo essas dicas acho tranquilo.

Segurança

Como tudo mundo sabe, existe conflitos no Egito, porém eu me senti muito segura lá, confesso que estava um pouco receosa antes de ir, mas foi super de boa! Em nenhum momento na minha viagem eu passei por qualquer situação de risco ou medo, o povo egípcio é super receptivo e os principais pontos turísticos são fortemente protegidos, na frente do Museu do Cairo tinha até tanque de guerra rs, eles vivem do turismo né, então eles levam muito a sério essa questão de tentar manter o turista ao máximo a salvo.

Os lojistas deixam as lojas abertas, é muito raro ouvir casos de assaltos. Existe pena de morte por enforcamento para assalto com armas, assassinato, latrocínio, estupro e tráfico de drogas.

Mas sempre é bom se precaver, por isso, evite andar nas ruas desertas a noite, e a minha dica é contratar um guia em uma agência de turismo, além da segurança, ir para o Egito e não aprender nada da história e da cultura não dá né!

Como se vestir

No Egito as turistas não precisam usar véu cobrindo os cabelos (exceto na mesquita), eu achei eles bem tolerantes no quesito vestimenta, mas a palavra de ordem com certeza é moderação né. Me vesti com respeito, evitei roupas muito decotadas ou curtas, mas nada de exagero também. Na maioria, minhas roupas eram vestidos longos de alcinha, ou calça com regata e não tive problema nenhum, cheguei até a usar alguns vestidos longos com decote nas costas (nada exagerado) e não me senti hostilizada, na verdade até pediam para tirar fotos comigo.

Então eu acho que o que vale mesmo é ter bom senso, sem roupa curta, decotão ou barriguinha de fora né! Mas uma regatinha não faz mal a ninguém =p

Agora para visitar as mesquitas as mulheres precisam usar lenço, não podem entrar com o joelho de fora, roupa decotada, curta, transparente ou colada demais. E os homens, evitar short acima do joelho.

Assédio 

Dizem que as mulheres costumam receber propostas de casamento em troca de camelos ou alguma jóia, ninguém tentou me comprar rs, então neste quesito não posso dizer se é verídico. Só parabenizaram o meu noivo pela linda esposa rs. Sim, lá eles acham isso super normal, portanto não se incomodem meninos, se a mulher estiver acompanhada, os árabes não vão mexer com ela, mas nada impede que parabenize o marido, por isso é melhor levar na brincadeira mesmo.

Olhares indiscretos existem, mas eu sinceramente não achei excessivo e quase nem reparei, confesso infelizmente, que no Brasil é muito pior e bem mais desrespeitoso nesse sentido.

A única coisa que ouvia direto, era pessoas me chamando de Shakira, não sei dizer o motivo rs, eu e minha amiga somos loiras e em todo lugar que íamos tinha alguém chamando a gente de Shakira kkkk

Agora para os homens o que não vale é abordar uma mulher árabe na rua, tocar então nem pensar, meio óbvio né, mas não custa nada avisar kkk

Barganhar

Tudo no Egito precisa barganhar, nunca compre nada de primeira. Eles sempre jogam o preço lá em cima e se você souber barganhar você consegue levar por menos de 70% do valor.

Dica: Pense no preço que você quer pagar e abaixe um pouco o valor, assim você vai conseguir fazer uma bom negócio, se eles não quiserem fechar no seu preço, diga que não quer e finja que vai embora, eles te chama e fecham, tenta e me diz se deu certo, quero créditos rs 😉

Se você não tiver certeza se quer comprar ou não, não pergunte o preço, eles vão te perturbar. A insistência dos vendedores é enorme, chega ser chato de tanto que enchem.

Gorjetas

No Egito é normal dar gorjetas, ele já contam em receber isso.

Se for pedir informações na rua, seja para quem for, você terá que pagar pela informação (dar uma gorjeta).

Últimas Considerações

Sempre feche antes o preço, seja para o táxi, ou quando estiver fechando o passeio, se não, eles vão querer te “passar a perna” e cobrar um preço absurdo.

Fique atenta! Apesar de seguro, sempre tem um querendo dar uma de esperto, se der mole eles tentam te enrolar na cara dura, turista em qualquer lugar do mundo é sinônimo de bobo para os comerciantes. Então fica esperto!

Espero ter conseguido tirar todas as dúvidas, mas caso surja alguma, me pergunta aê!

Ah! E se tiver dicas, deixa aí nos comentários, conhecimento é para compartilhar! 😉

Até a próxima dica e boa viagem!

 

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

17 thoughts on “Informações Úteis Sobre o Egito”

  1. Olá bom dia direto do Egito, Mars Alam! Brasileiro faz o visto direto no aeroporto do Cairo, 25 dólares. Inclusive o agente da migração disse q todos turista devem pagar essa taxa, italianos (meu marido é) alemães, portugueses, americanos… Conclusão, vc chega no aeroporto, os caras das lojas de câmbio já vão te oferecendo o selinho, pronto compra e vai passar na migração pro agente carimbar. Boa viagem!

  2. Olá bom dia direto do Egito, Mars Alam! Brasileiro faz o visto direto no aeroporto do Cairo, 25 dólares. Inclusive o agente da migração disse q todos turista devem pagar essa taxa, BRASILEIROS, italianos (meu marido é) alemães, portugueses, americanos… Conclusão, vc chega no aeroporto, os caras das lojas de câmbio já vão te oferecendo o selinho, pronto compra e vai passar na migração pro agente carimbar. Boa viagem!

  3. É necessário fazer o visto para o Egito no Brasil ou ainda existe a possibilidade de comprar no aeroporto de Cairo?
    Minha filha ficará 35 dias em ação voluntária no Egito em julho próximo.

Deixe uma resposta

  • Mais uma foto incrível do @senjaexperience 😍

Pensando em fazer uma excursão para Aurora Boreal em Outubro, o que acham?
  • Um cruzeiro na Noruega? Temos 🤭🤗 Depois de fazer o passeio de barco pelos fiordes (contei nos stories) peguei um barco estilo cruzeiro para voltar para Oslo.

A vista é linda, mas não dá para ver muito em dezembro.

Depois peguei um ônibus e um trem e de volta à Oslo 🤗

Já está na minha lista para fazer na primavera ou no verão na Noruega
  • Olha essa paisagem Braselll😱

Fiquei apaixonada por Senja, que além de te proporcionar ver a Aurora boreal, ainda tem paisagens de tirar o fôlego 🥰

Fiz os passeios em Senja com a @senjaexperience 
Eles são dois sócios, um brasileiro e um norueguês, que além de saberem cada cantinho maravilhoso que tem em Senja, ainda são fotógrafos de mão cheia, olha essa foto que o Ricky tirou de mim 😍
  • Uma paisagem dessas, bicho!
Seu feed que briguem 🤭

Em Oslo eu fiz um passeio de trem, o Norway in a Nutshell. 
As paisagens são maravilhosas, passa por cachoeiras, fiordes e muita, muita neve.
O preço é salgado a partir de 177 euros, vai aumentando o valor de acordo com o que você acrescenta.

Além do passeio de trem, eu  fiz um passeio de barco pelos fiordes e parei nessa cidadezinha aí no estilo viking 😏🥰 tá lá nos destaques!

Apesar de ser um tour recomendado para o inverno também, eu não recomendo fazer nessa época, apenas na primavera, verão ou outono. No inverno quase não tem luz do sol e você não consegue ver muita coisa😫

Por se tratar de um tour caro, é melhor deixar para outra época, fica a dica!

E você, já fez algum tour que se arrependeu depois?
  • Dica de onde se hospedar em Tromsø 👌🏻 O @vervetbydel é um apartamento novinho, que acabou de inaugurar em Tromsø.
Fica pertinho do centro, super confortável e você ainda consegue dar aquela economizada cozinhando.

O apartamento tem geladeira, fogão, panelas, ferro, secador, lava louça. Tudo que você precisa para passar os seus dias vendo a Aurora boreal 👌🏻
  • Senja é uma ótima opção para quem quer ver a Aurora boreal, pois além da Aurora, tem paisagens naturais lindas 😍

Eu fiquei em encantada e já quero voltar no verão!

Lá em Senja eu fiz os passeios com o @senjaexperience 
Para quem quiser guia em português e de quebra um baita fotógrafo 👊🏻 Tá aí a dica!
  • E POR ÚLTIMO... Mas não menos importante, vou compartilhar com vocês como tirar foto da Aurora boreal!

Mas primeiro: O que é a Aurora Boreal?

O sol emite o plasma solar (nada mais é do que energia pura 😍)
Quando o plasma chega na Terra ele "bate" no campo magnético de proteção terrestre e é puxado para os pólos. Quando entra na atmosfera, elas colidem com elementos que fazem acontecer as Auroras Boreais no Pólo Norte 🤗

O jeito que vemos nas fotos, não é o jeito que vemos a olho nu!
A câmera consegue capturar melhor, você não vai ver o céu neon.
Mas dependendo da atividade, você consegue ver uma Aurora linda dançando no céu. Eu vi ela dançando 😍
Já se a atividade estiver muito baixa, você só vai conseguir visualizar bem na foto da máquina.

É  cansativo procurar a Aurora, você busca de carro ou ônibus, depois espera um tempão ela aparecer, as vezes não aparece. É muito frio, mas quando aparece é tão mágico 😍
Para mim valeu a pena!

Para fotografar com celular você só vai conseguir com o aplicativo: northern lights photo taker
O seu guia pode te ajudar a configurar. A foto no celular não vai ficar tão boa quanto a câmera, já vou logo avisando!

Para fotografar legal, você precisa de uma câmera com um ISO alto.
Tanto na câmera quanto no celular, você vai precisar de um tripé e usar o disparador 
As configurações da câmera o seu guia tbm pode te ajudar.
Qualquer passeio que se preze, vai ter um guia ou um fotógrafo para te orientar com relação às fotos.

Minha dica é: Escolha um passeio com fotos inclusas e só relaxe e aproveite para apreciar o momento, sem ter o estresse de fotografar, aproveita essa maravilha da natureza 😉
  • Já salva essa foto que ela está cheia de dicas para ver a Aurora Boreal 😍

Quando ver a Aurora boreal? De Setembro a Março 
Setembro a Outubro é outono, você ainda tem mais luz do sol e esta mais quente, você consegue aproveitar mais o dia 
Novembro a Janeiro os dias são mais escuros e é mais frio 
Fevereiro a Março a luz do sol começa a voltar, mas é bem frio.

Como ver a Aurora boreal?
A Aurora boreal tem níveis que vai do 0 ao 9
Para conseguir ver a Aurora boreal, você precisa ter a atividade solar, o local tem que ser bem escuro (longe das luzes da cidade) e por último a previsão do tempo, se estiver nublado, chovendo ou com nevasca, você não vai conseguir ver.

Tendo isso em mente você deve ter uns 5 dias disponíveis para ver a Aurora boreal, para garantir que você consiga ver em pelo menos um dia.

Devo contratar um guia ou tour?
Sim, existem vários aplicativos que você pode monitorar a Aurora boreal, mas como eu falei, não depende só do nível da atividade, mas também da previsão do tempo e na Noruega muda tão rápido. O guia ou o tour, eles tem a experiência e sabem onde procurar, isso vai aumentar as suas chances de ver.

Qual a tour escolher?
Definitivamente aquele que vai a caçada da Aurora, se o tempo estiver ruim, eles podem ir até a Finlândia, o que vai te garantir mais chances de conseguir ver.

Previso reservar com antecedência?
Sim, se for uma épocas uma que a cidade está cheia, reserve com antecedência.

Quanto custa?
O preço do tour varia de acordo com o tour, mas uma média é de 100 a 160 euros por tour

Onde ver a Aurora boreal na Noruega?
Eu fui para Tromsø e Senja 
Em Tromsø, você parte para outras localidades próximas, pq perto da cidade não é possível ver, tem muitas luzes

Em Senja você não precisa ir tão longe e tem muitas paisagens lindas para ver durante o dia.
Eu vou mostrar essas paisagens em outros post.
Em Senja eu fui a caçada com o @senjaexperience 
No próximo post da Aurora, eu vou falar sobre como fotografar a Aurora.

Mais alguma dúvida??

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE