Agora que eu já terminei todos os posts dos pontos turísticos que eu visitei, resolvi fazer um post com informações úteis sobre o Egito .

Antes de planejar uma viagem temos que ficar atentos sobre algumas coisas, como por exemplo, as vacinas, então nesse post eu vou dar todas as dicas sobre o Egito, como se vestir, câmbio, segurança, etc.

Bora lá!

Vacinas

Quem quer ou pretende viajar para o Egito precisa ficar atento a essa questão. O Governo do Egito exige a vacina contra a febre amarela, você precisa ter o certificado internacional de vacinação, sem ele não entra viu!

Você tem que tomar a vacina até no máximo 10 dias antes do inicio da viagem. Para conseguir tomar a vacina é super fácil, você se dirige para um posto de vacinação municipal ou estadual mais próximo da sua cidade, leva sua identidade e pronto! Rápido, grátis e sem hora marcada.

Existem postos que já emitem o certificado de vacinação internacional, esse era o caso do meu, bem mais prático, você faz tudo no mesmo lugar. Se não for o caso do seu, você terá que guardar o certificado de vacinação contra febre amarela, vai precisar dele para a emissão do certificado internacional junto à Anvisa. Para tirar o seu, compareça a um dos centros de atendimento (veja a lista aqui). Leve o certificado de vacinação que recebeu no posto de saúde e sua carteira de identidade, o certificado fica pronto na hora.

A partir daí é só correr para o abraço! Só não esquece de levar o certificado quando for viajar né rs

Existem outras vacinas que são recomendadas, mas não são obrigatórias, eu não tomei! Mas caso você queira, aí estão elas:

  • Vacinas obrigatórias: Febre Amarela (10 dias antes)
  • Vacinas recomendadas: Hepatite A (2 semanas antes), Tétano, Poliomelite, Febre tifoide (10 dias antes)

Visto

Para entrar no Egito é necessário visto. Assim que você desembarcar, você vai dar de cara com um guichê, lá você vai comprar o selo do visto, ele custa US 25,00 (2015) e com ele você pode permanecer até 30 dias. Cola no passaporte esse selo e pronto, basta se dirigir para a imigração. Não precisa se preocupar com essa questão do visto aqui no Brasil, é super prático e rápido e você não terá problemas quanto a isso.

 

Moeda e Câmbio

A moeda do Egito é a Libra Egípcia. Quanto ao câmbio eu levei dólares e troquei no banco no aeroporto mesmo. No Egito todos os bancos tem a mesma cotação.

Uma outra alternativa é usar caixas automáticos para sacar dinheiro, mas tem que ter atenção, pois várias estão quebradas. A  maioria dos lojistas aceita praticamente todo o tipo de dinheiro (dólar, euro, até real rs) porém o câmbio não é muito confiável!

Aconselho fortemente não trocar dinheiro em qualquer lugar e sempre conferir o dinheiro que receber, até nos bancos, notas dos centavos (piastras) são parecidas com as de libra.

Voltagem

É muito importante levar em consideração antes de viajar, o tipo de voltagem de cada cidade ou país e o plug de tomada para não passar por nenhum aperto e nem estragar nenhum eletrônico.

No Egito a voltagem em rede elétrica é de 220v. E o plug de tomada no Egito é do tipo C, segue a imagem:

Plug de tomada tipo C
Plug de tomada tipo C

Saúde

Eu li muitos relatos na internet sobre “piriri” no Egito (leia-se infecção intestinal kkk). E outra coisa mais grave, a hepatite A, acontece que 95% da população egípcia tem ou já teve hepatite A, que é transmitida via fecal-oral por alimentos, água ou mãos contaminadas. E a galera lá come com a mão, prepara tudo com a mão, então para ter uma viagem sem nenhum problema é preciso tomar alguns cuidados. Só tomar água mineral, ter certeza antes de tomar, se ela está lacrada, só comer salada em restaurantes que você pode ter certeza que tem uma higiene adequada,  não comer em qualquer lugar e é claro, sempre é bom lavar as mãos antes de comer né meu povo! Eu graças a Deus não tive problema nenhum, foi tudo tranquilo para mim, comi bem, sem nojinho.  Seguindo essas dicas acho tranquilo.

Segurança

Como tudo mundo sabe, existe conflitos no Egito, porém eu me senti muito segura lá, confesso que estava um pouco receosa antes de ir, mas foi super de boa! Em nenhum momento na minha viagem eu passei por qualquer situação de risco ou medo, o povo egípcio é super receptivo e os principais pontos turísticos são fortemente protegidos, na frente do Museu do Cairo tinha até tanque de guerra rs, eles vivem do turismo né, então eles levam muito a sério essa questão de tentar manter o turista ao máximo a salvo.

Os lojistas deixam as lojas abertas, é muito raro ouvir casos de assaltos. Existe pena de morte por enforcamento para assalto com armas, assassinato, latrocínio, estupro e tráfico de drogas.

Mas sempre é bom se precaver, por isso, evite andar nas ruas desertas a noite, e a minha dica é contratar um guia em uma agência de turismo, além da segurança, ir para o Egito e não aprender nada da história e da cultura não dá né!

Como se vestir

No Egito as turistas não precisam usar véu cobrindo os cabelos (exceto na mesquita), eu achei eles bem tolerantes no quesito vestimenta, mas a palavra de ordem com certeza é moderação né. Me vesti com respeito, evitei roupas muito decotadas ou curtas, mas nada de exagero também. Na maioria, minhas roupas eram vestidos longos de alcinha, ou calça com regata e não tive problema nenhum, cheguei até a usar alguns vestidos longos com decote nas costas (nada exagerado) e não me senti hostilizada, na verdade até pediam para tirar fotos comigo.

Então eu acho que o que vale mesmo é ter bom senso, sem roupa curta, decotão ou barriguinha de fora né! Mas uma regatinha não faz mal a ninguém =p

Agora para visitar as mesquitas as mulheres precisam usar lenço, não podem entrar com o joelho de fora, roupa decotada, curta, transparente ou colada demais. E os homens, evitar short acima do joelho.

Assédio 

Dizem que as mulheres costumam receber propostas de casamento em troca de camelos ou alguma jóia, ninguém tentou me comprar rs, então neste quesito não posso dizer se é verídico. Só parabenizaram o meu noivo pela linda esposa rs. Sim, lá eles acham isso super normal, portanto não se incomodem meninos, se a mulher estiver acompanhada, os árabes não vão mexer com ela, mas nada impede que parabenize o marido, por isso é melhor levar na brincadeira mesmo.

Olhares indiscretos existem, mas eu sinceramente não achei excessivo e quase nem reparei, confesso infelizmente, que no Brasil é muito pior e bem mais desrespeitoso nesse sentido.

A única coisa que ouvia direto, era pessoas me chamando de Shakira, não sei dizer o motivo rs, eu e minha amiga somos loiras e em todo lugar que íamos tinha alguém chamando a gente de Shakira kkkk

Agora para os homens o que não vale é abordar uma mulher árabe na rua, tocar então nem pensar, meio óbvio né, mas não custa nada avisar kkk

Barganhar

Tudo no Egito precisa barganhar, nunca compre nada de primeira. Eles sempre jogam o preço lá em cima e se você souber barganhar você consegue levar por menos de 70% do valor.

Dica: Pense no preço que você quer pagar e abaixe um pouco o valor, assim você vai conseguir fazer uma bom negócio, se eles não quiserem fechar no seu preço, diga que não quer e finja que vai embora, eles te chama e fecham, tenta e me diz se deu certo, quero créditos rs 😉

Se você não tiver certeza se quer comprar ou não, não pergunte o preço, eles vão te perturbar. A insistência dos vendedores é enorme, chega ser chato de tanto que enchem.

Gorjetas

No Egito é normal dar gorjetas, ele já contam em receber isso.

Se for pedir informações na rua, seja para quem for, você terá que pagar pela informação (dar uma gorjeta).

Últimas Considerações

Sempre feche antes o preço, seja para o táxi, ou quando estiver fechando o passeio, se não, eles vão querer te “passar a perna” e cobrar um preço absurdo.

Fique atenta! Apesar de seguro, sempre tem um querendo dar uma de esperto, se der mole eles tentam te enrolar na cara dura, turista em qualquer lugar do mundo é sinônimo de bobo para os comerciantes. Então fica esperto!

Espero ter conseguido tirar todas as dúvidas, mas caso surja alguma, me pergunta aê!

Ah! E se tiver dicas, deixa aí nos comentários, conhecimento é para compartilhar! 😉

Até a próxima dica e boa viagem!

 

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

17 thoughts on “Informações Úteis Sobre o Egito”

  1. Olá bom dia direto do Egito, Mars Alam! Brasileiro faz o visto direto no aeroporto do Cairo, 25 dólares. Inclusive o agente da migração disse q todos turista devem pagar essa taxa, italianos (meu marido é) alemães, portugueses, americanos… Conclusão, vc chega no aeroporto, os caras das lojas de câmbio já vão te oferecendo o selinho, pronto compra e vai passar na migração pro agente carimbar. Boa viagem!

  2. Olá bom dia direto do Egito, Mars Alam! Brasileiro faz o visto direto no aeroporto do Cairo, 25 dólares. Inclusive o agente da migração disse q todos turista devem pagar essa taxa, BRASILEIROS, italianos (meu marido é) alemães, portugueses, americanos… Conclusão, vc chega no aeroporto, os caras das lojas de câmbio já vão te oferecendo o selinho, pronto compra e vai passar na migração pro agente carimbar. Boa viagem!

  3. É necessário fazer o visto para o Egito no Brasil ou ainda existe a possibilidade de comprar no aeroporto de Cairo?
    Minha filha ficará 35 dias em ação voluntária no Egito em julho próximo.

Deixe uma resposta

  • CORONAVIRUS 🔴
Como está a situação na sua cidade ou país?? Se você tem viagem marcada para os lugares onde tem pico de incidência não vá!
As companhias aéreas estão remarcando sem custo!

Cuidados: -Evite colocar as mãos nos lugares e depois no olho ou na boca.
- lavar aos mãos constantemente, use álcool em gel
- se for tossir ou espirrar cubra com os braços, não com as mãos 
Sintomas: - tosse seca - febre - nariz escorrendo
- dificuldade de respirar - algumas pessoas apresentam dor de garganta 
Se apresentar sintomas procure um médico!

Não adianta pânico gente! Isso só piora a situação, outras gripes como essa já existiram, olha a H1N1 (gripe suína), vamos evitar, mas sem pânico!
  • Virei Criança 🤪

Literalmente virei criança quando fui no Unicórnio café em Bangkok 
O café é temático e atrai um monte de turistas, lá toda a decoração é de Unicórnio e o cardápio também é temático.

Você pode alugar a fantasia de Unicórnio ( pago a parte)

E a dica é para chegar faltando meia hora para fechar, como todo ponto turístico instagramavel virou febre e lota. Eu fui meia hora antes de fechar e estava V-A-Z-I-O😱

Horário de funcionamento: 12:00 às 20:00

Como é lá dentro, o cardápio e os preços eu coloquei lá nos destaques de Bangkok.

Já salva aí essa dica 🤗
  • Tantas fotos para postar da Tailândia e eu não consigo escolher 🤭

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia e tem mais de 300 templos 😱

O meu preferido foi esse aí da foto, o Doi Suthep, é lindo, todo dourado.

Foi construído em cima de uma montanha. 
Para chegar lá você pode subir 300 degraus (parece muito, mas é fácil) ou pegar um elevador🙏🏻🙌🏻 Tem um mirante lindo para tirar fotos, vá na hora do pôr do sol!

Quando eu fui eu recebi a bênção de um dos monges, qualquer um pode recebe, não precisa ser budista.

Chegamos lá de tuk tuk, diversão garantida.

Detalhes lá nos destaques de Chiang Mai 🤗
  • Nesse Vídeo eu te Mostro 6 Looks de Viagem para Você Usar no Frio
Cabe em uma mala de mão 🤗
  • INDESCRITÍVEL!

Ano passado eu participei do Festival das Lanternas em Chiang Mai e foi mágico 😍
Sabe aquela energia de todo mundos desejando coisas boas ao mesmo tempo? Então, foi isso que eu senti, essa vibe!

O Festival das Lanternas( Yi Peng) acontece sempre no mês de Novembro, mas a data muda, é sempre na décima segunda lua cheia do calendário lunar Tailandês.

Segundo a crença budista, lançar a lanterna traz boa sorte, principalmente se ela sumir de vista no céu escuro. Hoje em dia a galera faz um pedido Muita gente faz um pedido e libera toda a energia negativa do ano, ou seja, só coisas boas!

A cidade é toda decorada para a festividade e até o aeroporto fecha para o lançamento das lanternas ocorrer em segurança.

Tem horário e locais autorizados para a soltura das lanternas, o material é biodegradável e leve para que não voe até muito longe 
As lanternas são feitas 
Essa foto aí foi em uma festa privada, no qual você paga para entrar, mas você pode conferir o festival da rua tbm, é grátis mas não tem essa imagem bonita de todo mundo soltando junto, ao mesmo tempo as lanternas.

As festas são caras em torno de 150 dólares e esgotam super rápido, por isso planeje com antecedência.

Coloquei mais detalhes lá nos destaques de Chiang Mai
  • BLUE TEMPLE

Para chegar lá partimos de Chiang Mai até Chiang Rai
de carro (excursão). Nesse dia visitei também o Templo Branco.

Uma dica é chegar superrrr cedo, para conseguir tirar uma foto sozinha e lógico terá que escolher entre ir primeiro no Templo branco ou no azul para a foto solitária.

Eu gostei mais do Templo Azul, apesar de o branco ser enorme e mais imponente, eu achei o templo azul mais fotogênico 🤭

Os detalhes, preços, distância. Tudo lá nos destaques de Chiang Mai
  • TURISMO ANIMAL

Usar elefantes como meio de transporte é uma prática legal na Tailândia, porém é extremamente nocivo aos animais, mas é uma prática legal no país.

Por isso, existem Santuários que resgatam os elefantes que sofreram maus tratos e fazem um trabalho de conscientização.

No Jungle Sanctuary eles fazem um trabalho de resgatar e reabilitar esses animais. Com o valor dos ingressos dos visitantes eles conseguem manter o local, além de educar as pessoas sobre o turismo consciente.
É muito lindo ver o quanto esses elefantes melhoraram após o resgate. 🥰

Hoje em dia eu procuro ser mais consciente com as minhas ações. 
Principalmente com o trurismo animal, podemos errar por não saber, mas sempre podemos aprender e melhorar.

Procuro mudar alguns hábitos de forma a contribuir para um consumo consciente, algumas coisas comecei por obrigação e outras por vontade própria.

Moro na Irlanda e aqui a reciclagem é obrigatório, assim como levar a sua própria sacola, duas práticas que de início são chatas, mas que viram hábito e são fáceis e contribuem em muito para o meio ambiente.
Recentemente me tornei vegetariana, são pequeno passos que dou em prol do que acredito ser benéfico.

Quais mudanças você adotou recentemente?
  • Ayutthaya é uma cidade na Tailândia que fica 80km de Bangkok 
Você consegue fazer uma bate e volta até lá.

É legal você contratar um guia para poder saber mais sobre a história local.

No século XIV Ayutthaya era o reino mais importante e poderoso do sudeste Asiático 
Tem vários templos para visitar, os que eu indico são:
- Wat Yai Chai Mongkol (templo dos vidas com o manto dourado)
- Wat Mahathat (cabeça do buda na árvore)
- Wat Phra Si Sanphet
- Wat Phra Ram
- Wat Chai Watthanaram (esse aí da foto)
- Wat Lokkayasutharam (Buda do Street Fighter)

Ficou faltando algum?

Já salva essa foto aí com todas as dicas!

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE