Outro dia eu confidenciei no stories do instagram (@projetoviajandosempre) como eu consegui embarcar sem meus documentos de identificação. E resolvi fazer esse post para ajudar quem por um acaso passe por uma situação semelhante.

Eu estava em São Paulo e perdi meu documento de identidade ( RG ), eu precisava embarcar de volta para o Rio, mas estava sem documento nenhum para conseguir embarcar.

Se por um acaso acontecer isso com você, você estiver viajando dentro do Brasil e perder seus documentos ou for furtada, basta fazer um BO (Boletim de Ocorrência). O BO precisa ter sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem. Eu fiz o BO pela internet relatando o ocorrido, imprimi e pronto!

O BO serve para voos domésticos, caso você esteja fora do Brasil e tenha perdido o passaporte ou tenha sido assaltada/furtada, você tem duas alternativas:

  • Se for continuar a viagem para outros países, você precisa fazer um BO e ir até o Consulado ou a Embaixada do Brasil no país que você está com o BO e solicitar um passaporte de urgência. Você consegue um novo passaporte, porém não consegue os vistos que perdeu, caso tenha, será necessário solicitar os vistos novamente;
  • Se você apenas quiser retornar para o Brasil, faça um BO, vá até o Consulado ou a Embaixada do Brasil e solicite uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não tem nenhum custo.

Post simples, prático e de utilidade pública 🙂

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre.Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar!Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

  • Giant Causeway é conjunto de 40mil colunas prismáticas de mais de 60 milhões de anos, essa parada estava inclusa no tour Games of Thrones #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Bom dia ☀️#projetoviajandosempre 📲@mysimtravel
  • Bom dia!☀️
Caminho das ovelhas #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Bom dia!☀️
Slea Head, Irlanda #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Em Dingle você pode fazer o passeio de barco para avistar o Fungie o golfinho que sempre aparece próximo às embarcações 😍 #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Momento Felicia 😍
Segurar uma ovelha na Irlanda não tem preço 🤗 #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Paisagens de tirar o fôlego aqui na Irlanda 😍 #projetoviajandosempre 📲 @mysimtravel
  • Ross Castle foi outra parada do tour para Ring of Kerry #projetoviajandosempre #mysimtravel 📲 @mysimtravel

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE