Outro dia eu confidenciei no stories do instagram (@projetoviajandosempre) como eu consegui embarcar sem meus documentos de identificação. E resolvi fazer esse post para ajudar quem por um acaso passe por uma situação semelhante.

Eu estava em São Paulo e perdi meu documento de identidade ( RG ), eu precisava embarcar de volta para o Rio, mas estava sem documento nenhum para conseguir embarcar.

Se por um acaso acontecer isso com você, você estiver viajando dentro do Brasil e perder seus documentos ou for furtada, basta fazer um BO (Boletim de Ocorrência). O BO precisa ter sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem. Eu fiz o BO pela internet relatando o ocorrido, imprimi e pronto!

O BO serve para voos domésticos, caso você esteja fora do Brasil e tenha perdido o passaporte ou tenha sido assaltada/furtada, você tem duas alternativas:

  • Se for continuar a viagem para outros países, você precisa fazer um BO e ir até o Consulado ou a Embaixada do Brasil no país que você está com o BO e solicitar um passaporte de urgência. Você consegue um novo passaporte, porém não consegue os vistos que perdeu, caso tenha, será necessário solicitar os vistos novamente;
  • Se você apenas quiser retornar para o Brasil, faça um BO, vá até o Consulado ou a Embaixada do Brasil e solicite uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não tem nenhum custo.

Post simples, prático e de utilidade pública 🙂

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre.Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar!Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

  • Um dia eu ainda vou contabilizar os castelos que eu conheço pelo mundo 🏰 A paixão (obsessão) pela história continua 🤗
E você? Quantos castelos já visitou?
📲@mysimtravel
  • E esse telhado!?😍
Mais um foto da Matthias Church
Budapest, Hungria 📲@mysimtravel
  • Uma visitinha pelo Castelo de Buda
Budapeste, Hungria.
📲@mysimtravel
  • Olha o detalhe desse telhado 😍
📲@mysimtravel
  • Passeio de barco a noite por Budapeste vale a pena?
Depende...
Eu gostei, a visão a noite é linda💛para mim valeu a pena.
Mas pela questão do guia e das histórias contadas, eu já tinha ouvido isso nos lugares que eu visitei 🤷‍♀️
📲@mysimtravel
  • Para mim Buda é o lado mais bonito de Budapeste, é o lado história, por isso eu gostei mais.
Começamos o dia na Matthias Church, uma igreja maravilhosa😍
📲@mysimtravel
  • Eu sou apaixonada 😍 por castelos, obviamente não podia deixar de conhecer o de Bratislava ❤️
📲@mysimtravel
  • Michael's gate é o único portão das fortificações medievais da cidade que foi preservado. É um dos prédios mais antigos e fica bem no centro de Bratislava e uma curta caminhada e você já está lá #projetoviajandosempre 📲@mysimtravel

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE