Outro dia eu confidenciei no stories do instagram (@projetoviajandosempre) como eu consegui embarcar sem meus documentos de identificação. E resolvi fazer esse post para ajudar quem por um acaso passe por uma situação semelhante.

Eu estava em São Paulo e perdi meu documento de identidade ( RG ), eu precisava embarcar de volta para o Rio, mas estava sem documento nenhum para conseguir embarcar.

Se por um acaso acontecer isso com você, você estiver viajando dentro do Brasil e perder seus documentos ou for furtada, basta fazer um BO (Boletim de Ocorrência). O BO precisa ter sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem. Eu fiz o BO pela internet relatando o ocorrido, imprimi e pronto!

O BO serve para voos domésticos, caso você esteja fora do Brasil e tenha perdido o passaporte ou tenha sido assaltada/furtada, você tem duas alternativas:

  • Se for continuar a viagem para outros países, você precisa fazer um BO e ir até o Consulado ou a Embaixada do Brasil no país que você está com o BO e solicitar um passaporte de urgência. Você consegue um novo passaporte, porém não consegue os vistos que perdeu, caso tenha, será necessário solicitar os vistos novamente;
  • Se você apenas quiser retornar para o Brasil, faça um BO, vá até o Consulado ou a Embaixada do Brasil e solicite uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não tem nenhum custo.

Post simples, prático e de utilidade pública 🙂

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

Deixe uma resposta

  • Saudades de se hospedar em  um hotel bom, né minha filha?

Em Sarajevo me hospedei no maravilhoso @pino_naturehotel 
Queria ficar a quarentena lá 😝

Como sei que vocês vão perguntar do look, esse aí foi bem baratinho, tudo liquidação: blusa oversized da @hm 8 ou 10 euros e bota da @bershkacollection era a última e comprei por 15 euros (aliás ela manchou depois dessa foto😩 olho gordo 🤪) E a cara de nojo e para combinar com o hotel maravilhoso @pino_naturehotel
  • Saudades de viajar né, minha filha?😝 O que fazer na Bósnia?

Íamos fazer uma road trip, alugar um carro e visitar as seguintes cidades: - Saravejo - Mostrar
- Pociteli
- Devish House

Infelizmente não deu para visitar por causa do Coronavirus, mas pretendo voltar 💪🏻 💶 A moeda é marco conversível bósnio (2 bam é igual a 1 euro) 🛏️ Me hospedei no @pino_naturehotel 🍸 dois bares que recomendo em Sarajevo: City Longe e Tesla

Já salva essas foto para pegar as dicas!

Tem lá nos destaques, detalhes da nossa viagem 😘
  • A minha EuroTrip que acabou por causa do Coronavírus 😩
Nesse vídeo eu conto resumidamente o que aconteceu.
Eu e @cca_braga estávamos planejando ir para Holanda, Bósnia, Montenegro e Eslovênia.
Infelizmente só deu para fazer Holanda e Bósnia, aliás em Bósnia ficamos presas e rolou até deportação na Alemanha 😬
  • Nesse vídeo de Em Casa com a Si eu vou ensinar Português a um Gringo
Vem ver!
  • A moda agora são poses acrobáticas 🤣

Quem vê até pensa, mal sabe que na aula de ginastica artística me mandaram desistir de tão travada que era 🤣

Esse truque aí é mole, coloca o celular no disparo automático ou live, jogar uma perna para o alto e pronto 💁🏼‍♀️ É só escolher a melhor foto. 
Vão pensar que vc é a ginasta acrobata, mas é só truque msm💅🏻
  • Toda vez que eu via uma bicicleta em Amsterdam, eu fazia o que? 📸😂 Amo Amsterdam, já fui tantas vezes e sempre quero voltar, o que mais gosto de fazer é andar e tirar fotos em cada esquina 🤣

tem dicas do que fazer em Amsterdam aqui nos destaques. 
P.S. Olhar para cima e rir, sempre  garante uma boa foto 🤗 
Dica para quem não sabe que pose fazer
  • COMO EU TIREI ESSA FOTO?💁🏼‍♀️ É foto ou é vídeo? 😝

Tenho tentado melhorar nas poses das fotos e fazer algo diferente.

Eu amei essa daí!

Aliás, eu estava cheia de idéias para a última eurotrip 😫

Querem diquinhas de fotos? 🔴Truque: Essa foto aí é um boomerang, você fica paradinho, imóvel e deixa só o movimento de trás de você ser capturado, fica ótimo para tirar em um metrô ou trem, curtiram?? Quem fizer me marca💁🏼‍♀️
  • Hora de se reinventar 🤸🏼
De pensar no que é realmente importante nas nossas vidas e aqueles que realmente podemos contar.

Quantos de vocês já se surpreenderam ou se decepcionaram com algumas pessoas que conheciam nessa quarentena?
Períodos assim, trazem a tona o melhor ou o pior da gente, então vamos tentar mostrar mais o nosso lado bom, a nossa compaixão e generosidade.
Esquecer um pouco a loucura e as preocupações, afinal infelizmente estamos em uma situação que foge o nosso controle, então pq não rir um pouco, conversar com um amigo, namorar, ler um livro ou estudar 🤷🏼‍♀️
Vamos usar esse tempo para tirar algo de bom e quando acabar estarmos mais fortes 💪🏻 Deixando um pouco as divagações de lado, eu sei que voltarei a viajar, mas enquanto isso não acontece... O que você gostaria de ver por aqui?

Como eu posso te ajudar a se distrair um pouco?Continuarei postando dicas de viagem e economia como sempre 💪🏻 Mas posso acrescentar outros assuntos caso interesse🤷🏼‍♀️ Fotografia, looks, alimentação?
Posso falar sobre empreendedorismo também.

Então deixa aí nos comentários o que você gostaria de ver por aqui 😘

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE