Outro dia eu confidenciei no stories do instagram (@projetoviajandosempre) como eu consegui embarcar sem meus documentos de identificação. E resolvi fazer esse post para ajudar quem por um acaso passe por uma situação semelhante.
Eu estava em São Paulo e perdi meu documento de identidade ( RG ), eu precisava embarcar de volta para o Rio, mas estava sem documento nenhum para conseguir embarcar.
Se por um acaso acontecer isso com você, você estiver viajando dentro do Brasil e perder seus documentos ou for furtada, basta fazer um BO (Boletim de Ocorrência). O BO precisa ter sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem. Eu fiz o BO pela internet relatando o ocorrido, imprimi e pronto!
O BO serve para voos domésticos, caso você esteja fora do Brasil e tenha perdido o passaporte ou tenha sido assaltada/furtada, você tem duas alternativas:
- Se for continuar a viagem para outros países, você precisa fazer um BO e ir até o Consulado ou a Embaixada do Brasil no país que você está com o BO e solicitar um passaporte de urgência. Você consegue um novo passaporte, porém não consegue os vistos que perdeu, caso tenha, será necessário solicitar os vistos novamente;
- Se você apenas quiser retornar para o Brasil, faça um BO, vá até o Consulado ou a Embaixada do Brasil e solicite uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não tem nenhum custo.
Post simples, prático e de utilidade pública 🙂