Para mim, a viagem começa assim que eu entro no avião, eu simplesmente A-M-O viajar de avião (me julguem!), principalmente sabendo escolher o melhor assento no avião.

Mas um voo muito longo, em um assento apertado, ou em um lugar muito barulhento, ou frio demais, pode arruinar a sua viagem logo no inicio. Pensando nisso, eu fiz o post de hoje, com uma dica [email protected]** para melhorar a sua vida de viajante.

Então, bora começar a viagem com o pé direito!

Quando o assunto é conseguir os melhores assentos no avião, tenha em mente que os melhores lugares acabam rápido! Por isso, o melhor jeito de conseguir bons lugares, é reservar quando você comprar a passagem. Se isso não for possível, a segunda melhor maneira é fazer check-in pela internet. Você pode fazer mesmo que tenha bagagem para despachar.  Lembre-se: Os assentos bons esgotam rápido!!!

O segundo fator que tem que ser levado em consideração é a sua preferência, você quer descer primeiro do avião? Um lugar mais espaçoso? Um lugar com menos turbulência?

Se você for do tipo…

Apressadinho

E não gostar de esperar na hora de desembarcar do avião, os melhores lugares para escolher são os primeiros, os assentos com números menores (1 até 16), eles te permitem desembarcar logo e ganhar alguns minutos na hora do desembarque, mas só vale a pena se você não tiver despachado bagagem, porque nesse caso, sair mais rápido do avião significa apenas esperar mais pela sua mala lá na esteira de bagagem.

 

Friorento

Se você é friorento, ou não quer ter problemas para encaixar a bagagem de mão, escolha os assentos do fundo, como o fluxo de ar nos aviões circula de frente para trás, o fundo é a parte menos gelada da aeronave.

 

Espaçoso

Para os espaçosos (eu me incluo \o/) os melhores lugares são, a primeira fileira e a fileira da própria saída de emergência. Eles tem mais espaço para as pernas. Só que nem sempre é possível escolher estes lugares pela internet, em alguns caso só ao fazer check-in no balcão mesmo.

 

Longe do barulho

Se você quer uma viagem silenciosa, evite o fundo, já que ali fica a cozinha e o banheiro e haverá uma movimentação maior. Os lugares onde fica a asa, também devem ser evitados, devido ao barulho da turbina. Prefira os lugares entre as fileiras 5 e 9.

 

Problemas com turbulências 

Se você ficar apavorado com turbulências ou sofre com enjoos, fuja do fundo, é o local que mais balança. Se esse é o seu caso, tente ficar nas poltronas que estão entre as asas, ali é o local mais estável da aeronave.

 

FUJA desses assentos!!!

Há duas fileiras no avião onde as poltronas NÃO reclinam: a última fileira e a fileira logo em frente à saída de emergência (cujo número varia dependendo do avião, mas é sempre ali entre a 10 e a 15).

 

Agora que você já sabe os locais onde deve evitar e quais deve escolher, está na hora de usar a ferramenta! Na hora de escolher os meus assentos, eu uso o site SeatGuru, ele é ótimo!

Basta você colocar a companhia aérea que você vai viajar, data e o número do voo e pronto! Ele vai te mostrar o mapa de assentos do avião em que você vai viajar, ele ainda mostra fotos, informações sobre o voo, como bagagem, alimentação e etc. É bem completão! Tenho certeza que quando você começar a usar, você vai amar ele!

Outra dica M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A sobre assentos de avião, e que nunca vi ninguém divulgando, é que na primeira fileira do avião você vai encontrar uma tomada comum por conta de emergências, caso a tripulação precise usar um desfibrilador. Quebra um galhão para quando seu celular ou tablet ficar sem bateria. Em voos de algumas companhias europeias e norte-americanas, leve adaptadores de tomadas em formato de plug de isqueiro de carro. Neles, todos os assentos têm uma tomada que pode ser usada desde que você possua esse adaptador.

Já que estamos falando de assentos e check-in aí vai mais uma dica extra (hoje eu tô que tô rs):

Muitas pessoas não sabem que existe uma lista de espera nos voos…
Mas Simone, em que isso me ajuda?

Calma, easy, eu vou explicar! E você vai gostar e muito!!

Funciona assim: digamos que você fez uma viagem de negócios e seus compromissos do dia acabaram mais cedo e você quer antecipar a sua viagem de volta pra casa, ao invés de remarcar seu voo (pagando) você pode ir para o aeroporto e colocar seu nome em uma lista de espera para algum voo antes do seu. Se ainda tiver lugares vagos no avião, quando forem encerrar o check-in do voo, os passageiros da lista podem ocupar estes lugares. Mas é por ordem de chegada, se sobrarem 3 lugares e tem 10 nomes na lista, quem botou o nome primeiro leva.

Espero que gostem das dicas e comecem a planejar melhor os seus assentos (ha ha ha, sim até isso eu planejo ;))

Então é isso, nos vemos na próxima dica!

Boa viagem!
Simone Freitas

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

40 thoughts on “Qual o Melhor Assento no Avião”

  1. Oi Simone… adorei suas dicas! Só gostaria de acrescentar mais uma… tenho feito isso nas minhas últimas viagens e está dando certo… quem sabe ajude tb outras pessoas… qd viajo com meu marido marco uma poltrona de corredor e outra de janela… pois as pessoas qd marcam, primeiro escolhem as pontas ou janelas pra depois escolherem uma no meio de duas pessoas já marcadas… assim se não encher o voo … ficamos só eu e meu marido juntinhos e com espaço sobrando ! � Um abraço… continuo contigo!!!

  2. Muito obrigada Simone!! Eu nem sei bem como fui parar na sua lista, mas adoro seus posts. Essa dica dos assentos foi crucial pra mim, pois estou c viagem marcada para o proxmo sabado e os assentos foram reservados pelo agente de viagens, Se eu não olho lá no SeatGuru, corria o risco de passar 3 voos nos assentos que não reclinam!!! Eu já voei em um voo doméstico de 1 hora em um desses lugares e foi péssimo. Imagina internacional?? Essa dica foi absolutamente sensaciona!!

Deixe uma resposta

  • Como hoje é dia de #tbt vai mais uma fotinho de Fez enquanto eu já estou pensando na próxima 😌 ⠀
Quem advinha o destino?🤗
  • A CIDADE AZUL DO MARROCOS ⠀
⠀
Chefchaouen estava na minha lista de lugares para visitar a muito tempos 💙 ⠀
É uma cidadezinha toda azul, que atrai milhares de turistas para fotografar nas suas ruelas ⠀
Eu fiz um bate e volta saindo de Fez, coloquei os detalhes lá nos stories 📱 ⠀
⠀
E você, qual a cidade que está na sua lista de desejos?🤔
  • Cappadocia is like a dream🥰⠀
⠀
Interrompemos a programação normal para essa foto linda 😍 que o @capadocia_photographer tirou minha ⠀
Como não amar a Turquia!? 😝
  • Eu nunca mergulhei tanto em uma cultura quanto no Marrocos ⠀
Eu pude ver de perto como são as suas casas, comi da comida deles, conversei com vários marroquinos, em várias cidades didferentes, sobre religião, política, segurança... ⠀
⠀
Eu fiquei feliz de saber que algumas coisas já começaram a mudar, agora as mulheres trabalham fora e ajudam na renda familiar e são incentivadas a estudar e se formar assim como os homens, infelizmente ainda não é o suficiente, mas um dia será 🙌🏻
⠀
Esse lugarzinho aí da foto é a Madraça Bu Inania, foi fundada em 1351 e é uma das instituições religiosas mais importantes de Fez. ⠀
É permitido a entrada de Não- islâmicos, então aproveite para entrar, conhecer um pouco mais sobre a sua história e tirar algumas fotos
  • Me sentindo a própria Jade 💁🏼‍♀️🤪⠀
Meus dias de rainha no @riadfesnasszmane chegaram ao fim 😫 ⠀
Massss por um lado foi bom, pq se não eu ia sair rolando de lá 😅 ⠀
Uma das coisas boas de se hospedar em um Riad com certeza é a comida 🤭⠀
Que café da manhã gostoso 😋 
Era super farto, tradicional marroquino (olha lá nos destaques) e como tem poucos quartos, o atendimento é bem intimista e você tem contato direto, conhecendo um pouco mais da cultura deles ⠀
Se tiver oportunidade se hospede em um Riad
  • Bem-vindos a casa da Jade😁 ⠀

Se você está planejando uma viagem para o Marrocos, então põe aí na sua lista se hospedar em um Riad ⠀
O riad é uma casa tradicional no estilo marroquino, melhor forma de conhecer mais a cultura ⠀
⠀
Esse aí é o @riadfesnasszmane que eu me hospedei em Fez, se liga nesse design 😍 ⠀
O atendimento foi tão bom, a staff, o gerente e a dona são uns fofos, provei da típica comida marroquina, ia estourar de tanto comer lá 😅 ⠀
⠀
E aí!? Curtiu!? Confesso que foi uma das hospedagens mais diferentes que eu já me hospedei
  • O QUE VESTIR NO MARROCOS? ⠀ ⠀
⠀
Eu tenho que ser sincera e dizer que eu não achei um lugar seguro para uma mulher viajar sozinha ⠀
⠀
Foi o primeiro lugar que eu me senti mal por ser mulher 😔 ⠀
⠀
Por isso, eu recomendo que não use roupas decotadas, transparentes e que marque muito o corpo.
Optei por saias e vestidos longos, algumas vezes calça e colocava blazer ou lenço em cima de algumas blusas mais decotadas.
Tirava apenas para as fotos
  • DEVO COLOCAR CASABLANCA NO MEU ROTEIRO? ⠀
⠀
Casablanca não é muito escolhido pelos viajantes, mas eu te digo que Casablanca é um hub principal, isso significa passagem área mais barata pousando lá, por isso talvez você decida colocar no seu roteiro, fica lá um dia e depois parte para outra cidade

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE