Para mim, a viagem começa assim que eu entro no avião, eu simplesmente A-M-O viajar de avião (me julguem!), principalmente sabendo escolher o melhor assento no avião.

Mas um voo muito longo, em um assento apertado, ou em um lugar muito barulhento, ou frio demais, pode arruinar a sua viagem logo no inicio. Pensando nisso, eu fiz o post de hoje, com uma dica [email protected]** para melhorar a sua vida de viajante.

Então, bora começar a viagem com o pé direito!

Quando o assunto é conseguir os melhores assentos no avião, tenha em mente que os melhores lugares acabam rápido! Por isso, o melhor jeito de conseguir bons lugares, é reservar quando você comprar a passagem. Se isso não for possível, a segunda melhor maneira é fazer check-in pela internet. Você pode fazer mesmo que tenha bagagem para despachar.  Lembre-se: Os assentos bons esgotam rápido!!!

O segundo fator que tem que ser levado em consideração é a sua preferência, você quer descer primeiro do avião? Um lugar mais espaçoso? Um lugar com menos turbulência?

Se você for do tipo…

Apressadinho

E não gostar de esperar na hora de desembarcar do avião, os melhores lugares para escolher são os primeiros, os assentos com números menores (1 até 16), eles te permitem desembarcar logo e ganhar alguns minutos na hora do desembarque, mas só vale a pena se você não tiver despachado bagagem, porque nesse caso, sair mais rápido do avião significa apenas esperar mais pela sua mala lá na esteira de bagagem.

 

Friorento

Se você é friorento, ou não quer ter problemas para encaixar a bagagem de mão, escolha os assentos do fundo, como o fluxo de ar nos aviões circula de frente para trás, o fundo é a parte menos gelada da aeronave.

 

Espaçoso

Para os espaçosos (eu me incluo \o/) os melhores lugares são, a primeira fileira e a fileira da própria saída de emergência. Eles tem mais espaço para as pernas. Só que nem sempre é possível escolher estes lugares pela internet, em alguns caso só ao fazer check-in no balcão mesmo.

 

Longe do barulho

Se você quer uma viagem silenciosa, evite o fundo, já que ali fica a cozinha e o banheiro e haverá uma movimentação maior. Os lugares onde fica a asa, também devem ser evitados, devido ao barulho da turbina. Prefira os lugares entre as fileiras 5 e 9.

 

Problemas com turbulências 

Se você ficar apavorado com turbulências ou sofre com enjoos, fuja do fundo, é o local que mais balança. Se esse é o seu caso, tente ficar nas poltronas que estão entre as asas, ali é o local mais estável da aeronave.

 

FUJA desses assentos!!!

Há duas fileiras no avião onde as poltronas NÃO reclinam: a última fileira e a fileira logo em frente à saída de emergência (cujo número varia dependendo do avião, mas é sempre ali entre a 10 e a 15).

 

Agora que você já sabe os locais onde deve evitar e quais deve escolher, está na hora de usar a ferramenta! Na hora de escolher os meus assentos, eu uso o site SeatGuru, ele é ótimo!

Basta você colocar a companhia aérea que você vai viajar, data e o número do voo e pronto! Ele vai te mostrar o mapa de assentos do avião em que você vai viajar, ele ainda mostra fotos, informações sobre o voo, como bagagem, alimentação e etc. É bem completão! Tenho certeza que quando você começar a usar, você vai amar ele!

Outra dica M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A sobre assentos de avião, e que nunca vi ninguém divulgando, é que na primeira fileira do avião você vai encontrar uma tomada comum por conta de emergências, caso a tripulação precise usar um desfibrilador. Quebra um galhão para quando seu celular ou tablet ficar sem bateria. Em voos de algumas companhias europeias e norte-americanas, leve adaptadores de tomadas em formato de plug de isqueiro de carro. Neles, todos os assentos têm uma tomada que pode ser usada desde que você possua esse adaptador.

Já que estamos falando de assentos e check-in aí vai mais uma dica extra (hoje eu tô que tô rs):

Muitas pessoas não sabem que existe uma lista de espera nos voos…
Mas Simone, em que isso me ajuda?

Calma, easy, eu vou explicar! E você vai gostar e muito!!

Funciona assim: digamos que você fez uma viagem de negócios e seus compromissos do dia acabaram mais cedo e você quer antecipar a sua viagem de volta pra casa, ao invés de remarcar seu voo (pagando) você pode ir para o aeroporto e colocar seu nome em uma lista de espera para algum voo antes do seu. Se ainda tiver lugares vagos no avião, quando forem encerrar o check-in do voo, os passageiros da lista podem ocupar estes lugares. Mas é por ordem de chegada, se sobrarem 3 lugares e tem 10 nomes na lista, quem botou o nome primeiro leva.

Espero que gostem das dicas e comecem a planejar melhor os seus assentos (ha ha ha, sim até isso eu planejo ;))

Então é isso, nos vemos na próxima dica!

Boa viagem!
Simone Freitas

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre.Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar!Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

40 thoughts on “Qual o Melhor Assento no Avião”

  1. Oi Simone… adorei suas dicas! Só gostaria de acrescentar mais uma… tenho feito isso nas minhas últimas viagens e está dando certo… quem sabe ajude tb outras pessoas… qd viajo com meu marido marco uma poltrona de corredor e outra de janela… pois as pessoas qd marcam, primeiro escolhem as pontas ou janelas pra depois escolherem uma no meio de duas pessoas já marcadas… assim se não encher o voo … ficamos só eu e meu marido juntinhos e com espaço sobrando ! � Um abraço… continuo contigo!!!

  2. Muito obrigada Simone!! Eu nem sei bem como fui parar na sua lista, mas adoro seus posts. Essa dica dos assentos foi crucial pra mim, pois estou c viagem marcada para o proxmo sabado e os assentos foram reservados pelo agente de viagens, Se eu não olho lá no SeatGuru, corria o risco de passar 3 voos nos assentos que não reclinam!!! Eu já voei em um voo doméstico de 1 hora em um desses lugares e foi péssimo. Imagina internacional?? Essa dica foi absolutamente sensaciona!!

Deixe uma resposta

  • Saudades de viajar ❤️
Pq agora eu moro aqui né, então não conta 😜
Qual o país vocês me recomendam para visitar?
  • VOLTA AO MUNDO ✈️ ⠀
⠀
Bom, o nome do instagram é @projetoviajandosempre né hahaha
Então óbvio que quero rodar o mundo
Desde um tempinho estou com planos de dar uma volta ao mundo, mas sei que dá trabalho organizar algo sim, precisa de dinheiro e coragem para largar tudo e partir.Mudei para Dublin, justamente para começar a colocar em prática esse meu plano, ver como vou me adaptar morar fora, melhorar o meu inglês e enquanto fico aqui pretendo terminar de conhecer os países da Europa.
Por isso eu vou começar o... ⠀ ⠀
⠀
PROJETO EUROPA, em 8 meses pretendo terminar de conhecer todos os países da Europa.
Tenho 20 países para conhecer e finais de semana e feriados para realizar.
Um pouco complicado, mas não impossível!Vamos juntos!🙋🏼‍♀️ ⠀
⠀
Vou gravar e fazer um material bem legal mostrando como organizei, quanto eu vou gastar, meus roteiros e depois compartilho com vocês.E claro, vou postar aqui nos stories.Não percam!📣
  • #dundrumfol
Para a galerinha que mora em Dublin, que tal marcamos um encontro?
Quem topa!?🙋🏼‍♀️
Deixem sugestões de lugares. A data pensei em uma sexta-feira a noite, o que acham?
  • More pictures about last night #dundrumfol
Como eu ainda não fui no festival de lanternas da Tailândia, vai um fake 😅
  • I can see your future 🔮 🙃
Esta rolando o Festival of Light no Shooping Drundum aqui em Dublin, vai do dia 22 de Março até o dia 30
Começa as 18 e termina as 22
A entrada é gratuita e você consegue interagir com as luzes é bem legal, um bom programa para as crianças #dundrumfol
  • O The Rock é um dos lugares mais procurados para fotos em Zanzibar, é aquele restaurante das fotos do Google e instagram 🤩
É claro que quando você chega lá, não é bem assim, as fotos só ficam boas na maré alta, por isso você precisa checar antes o horário da maré
No dia que fomos a maré estava desse jeito na foto lá para as 17hrs
O restaurante fica em Michamvi e quem quer comer lá precisa reservar
  • Plenitude de quem acabou de comer 🤣
O famosor restaurante The Rock (vou postar na próxima foto) é aquele ponto turístico que não dá para perder, porém tem o pulo do gato para conseguir tirar aquela foto baphonica, vou dar a dica na próxima foto 😝
  • Hoje eu estou igual aquele emoji 💃
Ras Michamvi beach foi um achado uma praia só para gente 💙
Como as praias são muito distantes uma das outras pegamos um day use em um hotel para aproveitar melhor o dia, fica a dica

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE