Semana passada recebi um e-mail da Camila pedindo para fazer um post sobre programas de fidelidade.

Então se você tem dúvida sobre qual programa jogar os seus pontos do cartão de crédito, junte-se a mim nesse post!  Eu espero que esse post possa te ajudar!

Resolvi fazer um apanhado geral dos 4 programas de fidelidade do Brasil: Amigo, Smiles,  Tam Fidelidade e Tudo Azul.

Eu sempre mantenho meus pontos no cartão de crédito e somente jogo para o programa de milhagem quando tem uma promoção de transferência ou quando vou comprar alguma passagem usando milhas.

Vale lembrar, que não existe o melhor programa e sim aquele que melhor te atende, você deve levar em conta alguns fatores na hora de escolher o seu programa de fidelidade.

Pontos esses: Valor da passagem emitida com milhas, rotas que a companhia aérea faz, qualidade do serviço e promoções.

Não adianta escolher uma companhia aérea que tem os melhores preços e promoções se não faz as rotas que você deseja viajar, por isso sempre cabe analisar o que é melhor para você!

Dito isto, vamos ao comparativo:

Amigo ( Avianca )
AVIANCA – Programa de Fidelidade Amigo

Site: www.avianca.com.br/amigo
Aliança: Star Alliance
Companhias aéreas parceiras: 26 (ADRIA, Alegean, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zeland, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, Ethiopian, EVA Air, LOT, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss, TAP, THAI, Turkish Airlines, United Airlines
Rotas: Opera em 24 destinos no Brasil. E recentemente liberou emitir passagens da Avianca internacional com pontos.
Bancos e cartões de créditos parceiros: O Programa da Avianca tem poucas opções de transferência de pontos, com parceria apenas com 6  bancos e cartões de crédito, Bradesco, HSBC, Banco PAN, Santander e Membership rewards do Amex.
Lojas parceiras: Não tem muitas opções de lojas parceiras, apenas com as locadoras de veículos Hertz e Movida e com o estacionamenro Voepark
Cartão de crédito: Tem um cartão de crédito exclusivo, emitido pelo banco PAN. O cartão Avianca PAN Internacional oferece 1,4 ponto por dolar gasto, enquanto o cartão Platinum oferece 2 pontos.
Promoções: O Programa começou a fazer promoções para transferência de pontos de cartões, oferecendo bônus para os clientes.
Pontos: Valor regular minimo de 15 mil dentro do Brasil. Recentemente liberou emitir passagens da Avianca internacional com pontos.

tabela de milhas avianca


Tudo Azul ( Azul )
AZUL – Programa de Fidealidade Tudo Azul

Site www.tudoazul.voeazul.com.br
Aliança: Não faz parte.
Companhias aéreas parceiras: 1 (United Airlines)
Rotas Viaja para mais de 100 destinos no Brasil e 3 internacionais. Após a entrada da Unired Airlines terá disponível mais de 350 destinos no mundo todo.
Bancos e cartões de créditos parceiros: A Azul agora permite a transferência de pontos acumulados nos programas dos principais bancos e cartões de crédito, 21 no total.
Lojas parceiras: Não tem uma rede de lojas parceiras muito grande, porém tem crescido e já conta com 34 lojas parceiras para ajudar a turbinar o seu acúmulo de milhas.
Cartão de crédito: Tem um cartão próprio, em parceria com a Itaucard. Os cartões International oferece 1 ponto por dólar gasto e 2500 pontos de bônus, o cartão gold oferece 1,33 ponto por dólar gasto e 5000 pontos de bônus, enquanto o platinum oferece 1,5 ponto no programa da Azul mais 1000 pontos de bônus.
Promoções: Costuma fazer dois tipos de promoção: Para o resgate, geralmente aos fins de semana, com valores reduzidos de passagens aéreas da Azul. O segundo é para a transferência de pontos de cartões e bancos, oferecendo bônus para os clientes ou até upgrades de categoria. O programa faz várias promoções ao longo do ano, alguma delas muito atrativas.
Pontos: Nas promoções é possível encontrar passagens por 5 mil pontos, porém os valores regulares geralmente são maiores que os dos concorrentes. Agora é possível emitir passagens na United com pontos TudoAzul, porém os preços por trechos são ABSURDAMENTE caros! =/

tabela de milhas azul


Smiles ( Gol )
GOL – Programa de Fidelidade Smiles

 

Site www.smiles.com.br
Aliança: Não faz parte.
Companhias aéreas parceiras: 10 (Delta, Airfrance, KLM, Qatar, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa Airlines e Korean Air).
Rotas: Junto com as companhias aéreas parceiras viaja para mais de 700 destinos no Brasil e no mundo, em todos os continentes.
Bancos e cartões de créditos parceiros: O Smiles permite a transferência de pontos acumulados nos programas dos principais bancos e cartões de crédito, 20 no total.
Lojas parceiras: Tem parcerias com 60 lojas e empresas de diversos segmentos. O grande diferencial é que os pontos obtidos por meio de compras ou transferidos também contam para upgrade de categoria Smiles, na proporção de 1 milha Club a cada 15 acumuladas.
Cartão de crédito: Tem um cartão próprio, em parceria com o Bradesco e Banco do Brasil. O cartão International oferece 1,35 milha Smiles por dólar gasto e mais um bônus de 1000 milhas pela aquisição do cartão, enquanto os cartão Gold oferece 1,5 por dólar gasto  mais 5000 milhas pela aquisição do cartão e o cartão Platinum 2 milhas por dólar gasto mais 5000 milhas pela aquisição do cartão.
Promoções: Costuma fazer várias promoções ao longo do ano, geralmente de dois tipos: Para resgate, com valores reduzidos de passagens nacionais e internacionais. E para a transferência de pontos de cartões, oferecendo bônus para os clientes.
Clube Smiles: É um programa de oferece algumas vantagens em troca de assinatura paga, essas vantagens incluem: Acesso antecipado a promoções de passagens aéreas, bônus ao transferir os pontos do seu cartão de crédito e recebe milhas todo mês de acordo com a assinatura e valor do seu plano.
Pontos O número de pontos para emitir passagens nacionais na GOL é o grande destaque do Smiles. Geralmente é possível encontrar passagens com boa disponibilidade e valores menores que os concorrentes. Quando se trata de voos em companhias parceiras, a coisa complica um pouco, com passagens mais caras e com menos datas, mas ainda assim é uma boa opção. Mas a partir de novembro passa a vigorá o novo regulamento e não terá mais tabela fixa de resgate, a Smiles terá uma tarifa flexível. =/

tabela de milhas smiles classe executiva

tabela de milhas smiles classe economica


Tam Fidelidade ( TAM )

TAM – Programa de Fidelidade Multiplus

Site: www.pontosmultiplus.com.br
Aliança: Oneworld
Companhias aéreas parceiras: 25 ( Lan, Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar, Royal Jordanian, S7 Airlines, Srilankan Airlines, US Airlines, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss, Turkish Airlines
Rotas: Junto com as companhias aéreas parceiras viaja para mais de 1329 no mundo, em todos os continentes.
Bancos e cartões de créditos parceiros: Permite a transferência de pontos acumulados nos programas dos principais bancos e cartões de crédito, 21 no total
Lojas parceiras: O grande diferencial do Multiplus é sua grande variedade de parceiros, conta com mais de 12 mil lojas cadastradas, as lojas parceiras é ótima oportunidade para ajudar no acúmulo de milhas. As lojas parceiras do Multiplus vão desde imóveis a farmácias.
Cartão de crédito: Tem um cartão próprio, em parceria com a Itaucard. Os cartões International e gold oferecem 1,33 ponto por dólar gasto, enquanto os platinum oferece 1,5 ponto no programa da TAM.
Promoções: Costuma fazer dois tipos de promoção: Para resgate, com valores reduzidos de passagens nacionais e internacionais. E para a transferência de pontos de cartões, oferecendo bônus para os clientes.
Pontos: Os preços para emissão de passagens com milhas não é tão atrativa, especialmente para quem tem o cartão branco, já que as categorias superiores têm acesso a tabelas exclusivas de emissão de passagens.

tabela de milhas multiplus

Esse foi o compilado dos programas de fidelidade do Brasil, espero que te ajude na hora de escolher o que melhor se encaixa para você.

Até o próximo post!

E boa viagem!

By Simone Freitas

Carioca, empreendedora, travel hacking e fundadora do Projeto Viajando Sempre. Apaixonada pelo mundo e dependente de viagens, lugares exóticos e um bom drink a beira mar! Sempre em busca do próximo destino!!

Comentários

22 thoughts on “Qual o Melhor Programa de Fidelidade?”

  1. Oi Simone. Tenho o Multiplus e o Smiles. Mas o que anda me assustando é como está absurdo encontrar passagens com poucas milhas. Brasília – Sao paulo por exemplo, que sempre foi em conta no preço e nas milhas, está sendo vendida por 40.000 ou mais. Até a opção de milhas + dinheiro está inviável, pois muitas vezes a cota do dinheiro já é o valor da passagem. Desse jeito só com promoção de milhas mesmo…

Deixe uma resposta

  • Como hoje é dia de #tbt vai mais uma fotinho de Fez enquanto eu já estou pensando na próxima 😌 ⠀
Quem advinha o destino?🤗
  • A CIDADE AZUL DO MARROCOS ⠀
⠀
Chefchaouen estava na minha lista de lugares para visitar a muito tempos 💙 ⠀
É uma cidadezinha toda azul, que atrai milhares de turistas para fotografar nas suas ruelas ⠀
Eu fiz um bate e volta saindo de Fez, coloquei os detalhes lá nos stories 📱 ⠀
⠀
E você, qual a cidade que está na sua lista de desejos?🤔
  • Cappadocia is like a dream🥰⠀
⠀
Interrompemos a programação normal para essa foto linda 😍 que o @capadocia_photographer tirou minha ⠀
Como não amar a Turquia!? 😝
  • Eu nunca mergulhei tanto em uma cultura quanto no Marrocos ⠀
Eu pude ver de perto como são as suas casas, comi da comida deles, conversei com vários marroquinos, em várias cidades didferentes, sobre religião, política, segurança... ⠀
⠀
Eu fiquei feliz de saber que algumas coisas já começaram a mudar, agora as mulheres trabalham fora e ajudam na renda familiar e são incentivadas a estudar e se formar assim como os homens, infelizmente ainda não é o suficiente, mas um dia será 🙌🏻
⠀
Esse lugarzinho aí da foto é a Madraça Bu Inania, foi fundada em 1351 e é uma das instituições religiosas mais importantes de Fez. ⠀
É permitido a entrada de Não- islâmicos, então aproveite para entrar, conhecer um pouco mais sobre a sua história e tirar algumas fotos
  • Me sentindo a própria Jade 💁🏼‍♀️🤪⠀
Meus dias de rainha no @riadfesnasszmane chegaram ao fim 😫 ⠀
Massss por um lado foi bom, pq se não eu ia sair rolando de lá 😅 ⠀
Uma das coisas boas de se hospedar em um Riad com certeza é a comida 🤭⠀
Que café da manhã gostoso 😋 
Era super farto, tradicional marroquino (olha lá nos destaques) e como tem poucos quartos, o atendimento é bem intimista e você tem contato direto, conhecendo um pouco mais da cultura deles ⠀
Se tiver oportunidade se hospede em um Riad
  • Bem-vindos a casa da Jade😁 ⠀

Se você está planejando uma viagem para o Marrocos, então põe aí na sua lista se hospedar em um Riad ⠀
O riad é uma casa tradicional no estilo marroquino, melhor forma de conhecer mais a cultura ⠀
⠀
Esse aí é o @riadfesnasszmane que eu me hospedei em Fez, se liga nesse design 😍 ⠀
O atendimento foi tão bom, a staff, o gerente e a dona são uns fofos, provei da típica comida marroquina, ia estourar de tanto comer lá 😅 ⠀
⠀
E aí!? Curtiu!? Confesso que foi uma das hospedagens mais diferentes que eu já me hospedei
  • O QUE VESTIR NO MARROCOS? ⠀ ⠀
⠀
Eu tenho que ser sincera e dizer que eu não achei um lugar seguro para uma mulher viajar sozinha ⠀
⠀
Foi o primeiro lugar que eu me senti mal por ser mulher 😔 ⠀
⠀
Por isso, eu recomendo que não use roupas decotadas, transparentes e que marque muito o corpo.
Optei por saias e vestidos longos, algumas vezes calça e colocava blazer ou lenço em cima de algumas blusas mais decotadas.
Tirava apenas para as fotos
  • DEVO COLOCAR CASABLANCA NO MEU ROTEIRO? ⠀
⠀
Casablanca não é muito escolhido pelos viajantes, mas eu te digo que Casablanca é um hub principal, isso significa passagem área mais barata pousando lá, por isso talvez você decida colocar no seu roteiro, fica lá um dia e depois parte para outra cidade

SIGA @PROJETOVIAJANDOSEMPRE