Nesse post eu vou te ensinar Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Câmbio…
Eu recebo muitas dúvidas dos meus alunos e seguidores sobre o tema câmbio. Por isso, decidi reunir as 3 dúvidas mais frequentes e responder cada uma delas para tentar ajudar a Exterminar de uma VEZ POR TODAS esse problemão que tanto causa dor de cabeça na hora de viajar, o Câmbio!
Vamos lá?
Na hora fazer os preparativos para nossa tão aguardada viagem internacional já sabemos de cabeça alguns detalhes quando se trata de câmbio. O primeiro deles, é que se formos para a Europa (ao menos em grande parte dos países) devemos levar o Euro. Enquanto se o destino for os Estados Unidos a moeda usada é o Dólar.
Beleza! Até aí tudo às mil maravilhas…
Mas e se o país for para a Argentina, onde a moeda adotada é o Peso? Ou se formos para a Ásia ou até mesmo para algum país da Europa que não usa o Euro?
Como faz? Onde faço esse câmbio, aqui ou lá fora?
Como Faz?
E eu te respondo, fazer câmbio dentro do Brasil é justamente a opção que eu MENOS indico… No Brasil as únicas moedas que você vai trocar sempre serão o Dólar e o Euro; nem Libra eu gosto de trocar em terras brasileiras.
Guarde bem essa informação: Moedas com pouca saída costumam ter o valor de cotação muito alto. Por isso que não recomendo fazer troca de outras moedas além do Dólar e do Euro no Brasil, entendeu?
Essa é uma regrinha minha bem simples que pode te safar de passar por diversos prejuízos por aí.
E ainda por cima, garantir uma cotação MUITO melhor na hora de fazer o câmbio.
Funciona da seguinte forma, se meu destino for algum lugar da Europa sempre levo o Euro, já se eu for para a Tailândia por exemplo pode ser tanto o Dólar ou o Euro… Assim por diante…
Somente quando chegar ao seu destino, aí sim, você vai poder procurar uma casa de câmbio fazer a troca pela moeda local.
OBS: A única exceção para a minha regra é a Argentina. Lá é o único lugar onde você levará o REAL.
A segunda pergunta que mais recebo é sobre onde fazer o câmbio. C
Como Saber O Melhor Lugar Para Fazer o Câmbio?
Se você estiver fora do seu país de origem essa é uma tarefa para quando você estiver montando o seu roteiro de viagem. Porém, geralmente, os aeroportos são as piores opções por serem os mais caros.
Pesquise em blogs na internet e avalie a experiência de outros viajantes na hora de trocar dinheiro no mesmo destino que o seu, eles vão saber te dar essa informação direitinho.
Agora… Se o seu maior problema é na hora de trocar o seu dinheiro aqui no Brasil, eu tenho uma dica EXCELENTE que já me salvou inúmeras vezes.
Eu uso o site Melhor Câmbio.
No Melhor Câmbio é bem fácil fazer a sua cotação, a proposta dele é estimular a concorrência entre as casas de câmbio e com isso você pode economizar na compra.
O site tem uma ótima usabilidade e oferece descontos proporcionais ao valor que você está trocando. Ou seja, quanto maior o valor mais desconto a gente ganha 😉
Através dele você vai receber uma lista de opções para câmbio e pode até negociar com as empresas. Além da oportunidade de conseguir um desconto ainda maior, algumas delas te oferecem até entrega à domicílio.
E a nossa última dúvida sobre câmbio, é de praxe! Agora que você fez o câmbio, qual a melhor forma de levar ele? Simone, como levo esse dinheiro?
Como Levar esse dinheiro?
Uma dica que eu dou sobre segurança, e eu acho de extrema importância, é que você tenha um pouco de dinheiro vivo com você.
Não muito!
NÃO TODO!
Mas leve o suficiente para conseguir se sair caso haja um imprevisto, como: comprar um chip, pegar um táxi ou condução, alimentos, o que for. O importante é ter uma segurança para caso precise, ok?
Segundo ponto… Leve o cartão de crédito como garantia.
Ainda que pague o IOF eu volto a frisar a sugestão acima, é SEMPRE bom ter um plano b caso seja necessário. Eu já viajei muito e sei que problemas acontecem então esteja preparado para lidar com possíveis adversidades.
Mas e o Travel Money, você deve estar se perguntando… Ele é seguro, Simone?
SIM, é seguro…
Em compensação ele cobra uma taxa maior então eu não gosto de usar.
Mas CALMA! Eu vou te dar uma solução bem melhor mais para frente…
Cartão de débito você pode utilizar APENAS para saque nos terminais ATM se a sua conta tiver essa função. Mas para isso, é preciso entrar em contato com o seu gerente e desbloquear com antecedência.
É bom lembrar que a cotação para esse tipo de saque não é boa!
O cartão de crédito, por sua vez, tem que ser internacional, é claro. E tem que estar com o aviso viagem acionado! Caso não seja feito isso você não conseguirá usar.
Entretanto, de todas essas opções tem uma que eu acho PERFEITO e que é a que eu mais uso aqui na Europa… O cartão N26.
O Cartão N26
O N26 te ajuda a fugir das taxas absurdas cobradas nas casas de câmbios por aí, e pasmem, todos os Viajantes Profissionais, nômades ou viajantes mais frequentes já tem esse bebê em mãos.
Faz pouco tempo eu estava em uma viagem pela Ásia e meu cartão do Brasil ficou preso no caixa eletrônico. Isso teria me causado uma grande dor de cabeça se não tivesse uma segunda opção segura e rápida para sacar dinheiro.
O N26 é um banco online da Alemanha, você abre a sua conta e usa como um cartão de débito e saque normalmente. Não paga taxas (nem IOF) e pode fazer até 5 saques INTEIRAMENTE GRATUITOS no mês.
Mas o melhor do N26 é que você deposita em reais, mas pode sacar na moeda local em qualquer lugar do mundo! Para mim que estou sempre pelo mundo afora facilita demais a vida.
No momento apenas quem mora na Europa pode fazer o pedido (em breve estará também no Brasil também), mas tem uma forma super prática para conseguir solicitar o N26 mesmo estando no Brasil e eu vou ensinar para vocês…
EuroFast
A EuroFast faz um serviços de redirecionamento. Assim que fizer o seu cadastro você receberá um endereço europeu para fazer as suas compras. Depois você pagará aproximadamente 35 reais para a empresa receber a sua encomenda e reenviar ela para o seu endereço.
Bem simples não é?
Se você gostou da dica ela ainda vai ficar melhor!
O N26 está com uma SUPER promoção!! Fazendo o seu cadastro com o meu link (clicando aqui) você vai receber um crédito de 15 euros assim que fizer uma recarga e utilizar o seu cartão pela primeira vez.
Ou seja, além de ter uma conta européia, conseguir sacar em qualquer lugar do mundo e um banco totalmente online para te ajudar você ainda vai ganhar 15 euros de graça para já gastar por aí!
Clique aqui para pegar os seus 15 euros
E aí curtiram!?
Então é isso! Dica compartilhada e uma boa viagem para vocês!
Versão em Vídeo
Como eu sei que muitos de vocês não gostam de ler, fiz uma versão em Vídeo, aperta o Play e vem conferir!